A salicórnia é uma planta que cresce naturalmente em ambientes salinos e é uma ótima alternativa para condimentar os pratos do dia a dia.
A Ria de Aveiro reserva muitos segredos – apaixonante e misteriosa – tem nas suas margens um sabor que até há bem pouco tempo ficava restrito aos receituários dos grandes chefes de cozinha, mas que agora está ao acesso de qualquer pessoa. Das zonas de sapal para os restaurantes de alta cozinha, a salicórnia tem conquistado adeptos na confeção dos pratos do dia a dia pelo sabor e os inúmeros benefícios para a saúde.
A pintar espontaneamente a paisagem dos ambientes salinos, já foi vista como uma verdadeira praga sem utilidade, mas hoje conquistou o lugar cativo de amiga do coração. De cor verde e folhas em formato de escama alberga sais minerais de elevado valor nutricional.
O “Sal Verde” e os seus benefícios para a saúde
O sal é um verdadeiro veneno para a saúde, o consumo diário não deve exceder uma colher de chá e no caso da salicórnia o teor de cloreto de sódio é inferior ao do sal de cozinha tradicional. Recomendada para hipertensos e para qualquer pessoa, é rica em água, vitaminas A, C e D, minerais, potássio e ferro. As propriedades antioxidantes, diuréticas e anticancerígenas, aliadas ao delicioso sabor, conferem-lhe o posto de amiga do coração.
Da Ria para o prato: o intenso sabor a mar
A Ostraveiro é um refúgio na Ria de Aveiro apenas acessível de barco com paisagens de cortar de cortar a respiração. O céu, a ria e o mar no horizonte reúnem a trilogia perfeita na criação de momentos que perduram nas memórias.
Ao embarcar nesta viagem pode conhecer a paisagem histórica da Marinha da Passagem, outrora porto quinhentista utilizado pelas caravelas portuguesas que transportavam cerâmica para as mais diversas partes do mundo, e que agora é utilizada para aquacultura de ostras, berbigão e amêijoas, bem como apanhar a salicónia em ambiente natural.
No local deixe-se apaixonar pelos sabores a mar, no fim usufrua de um gin com salicórnia, saboreie ostras ao natural ou gratinadas e outros bivalves temperados com esta erva gourmet que lhes confere um sabor ainda mais especial.
Encomendas e reservas (preço por embalagem de 100/120gr, 3 €)
Um sabor com tradição em constante inovação
A Horta da Ria deu uma nova vida à salicórnia através da aposta em produtos transformados como o pó, pickles e conservas desta erva. A empresa incubada no CIEMar (Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar), de Ílhavo, leva à mesa um produto em pó que substitui os fracos de sal tradicional, dando o sabor salgado aos alimentos com um intenso aroma a mar e saúde.
As inovações não param por aqui, em curso estão experiências em parceria com outras empresas, a destacar uma que já deu frutos com a marca de moagem Vale de Ílhavo na produção de farinha de salicórnia.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS