Para melhor valorizar o património do Bacalhau, e também a das comunidades piscatórias “do largo”, o Município de Ílhavo preparou mais uma edição – a sexta, desta iniciativa em torno das memórias, mas também da evolução e da inovação, da gastronomia bacalhoeira. Começa hoje e durará até dia 10 de Dezembro.
Os menus vão desde os pratos mais tradicionais como Pataniscas de Bacalhau, a pratos de autor como Arancini de bacalhau.
O evento passa por 17 restaurantes do município: Bela Ria, Canastra do Fidalgo, Casa Velha – Hotel Ílhavo Plaza, Clube de Vela, Costa do Sal Hotel, Dona Mena, Duna do Meio, Estrela do Mar, MarAdentro, Marisqueira da Barra, O Gafanhoto, O Navegante, o Peixe na Barra, Praia do Tubarão, Taberna Nobre, Tábua da Ria e Vista Alegre.
Para estimular a economia local e promover o seu património cultural, o município oferece aos clientes do Festival Gastronomia de Bordo um voucher de entrada gratuita num dos espaços museológicos municipais – Museu Marítimo de Ílhavo, Centro de Religiosidade Marítima ou Navio-Museu Santo André – e um vale de desconto na compra da aguardente bagaceira Mata Bicho, à venda nas lojas do Museu Marítimo de Ílhavo e nas lojas de Turismo.
O Festival Gastronomia de Bordo pretende invocar a história associada à pesca do bacalhau, em que pescadores e marinheiros ilhavenses navegavam até aos mares do Atlântico Norte, para capturar, sobretudo, o bacalhau do Atlântico.
Pode consultar o Menu aqui.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS