Duarte Eira assina a carta outono/inverno do Salpoente, inspirado nos produtos mais distintos da região de Aveiro como as algas, as ostras e a carne Marinhoa.
O menu de degustação é composto por cinco momentos. Uma viagem com o mar no horizonte, onde são utilizados produtos sazonais que convidam a aproveitar as novas sugestões desta temporada. Além da tradição presente na escolha dos produtos, a internacionalização foi uma das maiores motivações desta carta, ao serem utilizadas técnicas de confeção de outros países para tornar a cozinha diferenciada e genuína.
Aqui constam pratos como o carapau, um peixe da nossa costa, envolto em massa tenra, típica da gastronomia portuguesa e as algas da ria de Aveiro. O segundo momento, o carpaccio de carne tem a Carne Marinhoa em destaque – uma raça de Denominação Protegida (DOP) produzida na zona lagunar do Baixo Vouga. O prato é acompanhado por espuma e lascas de queijo da ilha, gel vinagre Moura Alves e um fio de azeite.
A partilha à mesa de sabores exclusivos continua no terceiro momento, com uma verdadeira iguaria produzida na ria de Aveiro: as ostras. O bivalve, que tem vindo a ganhar cada vez mais admiradores, é acompanhado por caril, coco, maça verde, pepino e codium.
A Carne Marinhoa volta a ganhar evidência no quarto momento, através da confeção do nispo. A carne é acompanhada por nhoquis de batata e trufa, puré de alho negro, boletus salteados e molho de carne.
Por fim, o quinto e último momento é uma homenagem à doçaria da cidade. “Ovos-moles e Bolacha Americana” promete adoçar as bocas e tornar o menu mais doce.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS