
“Sentidos do Mar” é a nova iniciativa do Museu Marítimo de Ílhavo que contempla visitas orientadas no exterior. Tem início marcado para esta quarta-feira, dia 14 de novembro.
A pretexto do mar, das pescas e das comunidades serão promovidos um conjunto de circuitos orientados (pedonais, de bicicleta ou em lancha), para experimentar e visitar o património marítimo e iconográfico do Município de Ílhavo. Até ao final deste ano e prolongando-se até 2020, os circuitos incluem o património religioso e aspetos da cultura marítima local. Será uma forma diferente, com muitas surpresas, de descobrir e valorizar e história e a identidade seculares ilhavenses.
#1 “Costa Nova do Prado, mais do que os Palheiros”
No dia do arranque do “Festival Gastronomia de Bordo”, a 14 de novembro, o “Sentidos de Mar” irá descobrir que a Costa Nova é mais do que os tradicionais Palheiros através de um passeio de bicicleta gratuito. A viagem decorre às 18h30 e pretende mostrar o que se alterou naquela praia desde o início da ocupação humana até aos dias de hoje. A bicicleta é disponibilizada pela organização.
#2 “No Porto de Pesca Costeira, o Circuito dos Peixes”
No dia 15, pelas 17h30 tem lugar um passeio pedestre orientado no Porto de Pesca Costeira, com visita à Lota e possibilidade de assistir a um leilão e contactar com os protagonistas desta saga diária que zelam pela qualidade do peixe. O Porto de Pesca é o palco maior do circuito dos peixes da costa. Entre a pesca e a distribuição, que fazem chegar o peixe a cada casa, há uma série de etapas a cumprir para garantir a qualidade do que se come. O preço é de 5 euros por pessoa.
#3 “Ílhavo, caminhos da procissão do Senhor Jesus dos Navegantes”
Na sexta-feira, dia 16 de novembro, pelas 18h15, decorre um passeio pedestre orientado no centro urbano de Ílhavo que percorrerá os caminhos da procissão do Senhor Jesus dos Navegantes e levará a descobrir o que de mais genuíno e puro tem esta tradicional e genuína devoção. Este é um passeio pedestre orientado no centro urbano de Ílhavo e tem um custo de 5 euros por pessoa.
#4 “Gastronomia de Bordo no Museu”
No sábado, dia 17 de novembro, e a integrar as comemorações do Dia Nacional do Mar, decorre pelas 10h00, uma visita gastronómica orientada, com degustação, ao Museu Marítimo de Ílhavo para descobrir e provar os sabores do passado das pescas longínquas nacionais.A visita é orientada por José Gomes Ribeiro, Álvaro Garrido e Patrícia Borges e tem um custo de três euros por pessoa.
#5 “Tecnologia e técnica da Construção Naval – passado vs presente”
Ainda no sábado, pelas 16h00, será a vez de visitar dois estaleiros de tecnologia e construção naval – Delmar Conde e Carmonáutica -, dois posicionamentos muito distintos, ancorados nas técnicas do passado que asseguram uma melhor ação no presente e melhor planeamento no futuro. O passeio é ciclável nas Gafanhas da Encarnação e do Carmo e tem um custo de 8 euros por pessoa. A bicicleta é disponibilizada pela organização.
#6 “Viagens de Sabores e Bacalhau”
No domingo, dia 18, pelas 10h00, terá lugar uma viagem repleta de sabores e Bacalhau. Literalmente, embarca-se nesta aventura de descoberta do Porto Bacalhoeiro e do seu protagonista: o bacalhau. Haverá lugar a uma visita à empresa Barants e à degustação do Bacalhau preparado pelas mãos do chef ilhavense Ricardo Marques. O passeio de barco e pedestre, com visita à Bacalhau Barents e degustação de Bacalhau tem um custo de 15 euros por pessoa.
#7 “No centro de Ílhavo, história e estórias da terra e do mar”
O ciclo de iniciativas encerra com um passeio pedestre orientado no centro urbano de Ílhavo, no dia 25 de novembro, às 10h00.
As inscrições, sujeitas a confirmação e limitadas, podem ser efetuadas no Museu Marítimo de Ílhavo (234 329 990 ou em visitas.mmi@cm-ilhavo.pt) e incluem guia, seguro e cedência de bicicleta. A idade mínima recomendável é a de 12 anos. As atividades têm a duração estimada de duas horas. Mais informações aqui.
As ações estão inseridas no projeto “Territórios com História: o mar, a pesca e as comunidades – programação cultural em rede dos municípios de Ílhavo, Peniche e Murtosa”, cofinanciado pelo CENTRO2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Facebook
Instagram
YouTube
RSS