A região de Aveiro é conhecida pela beleza das suas paisagens e recursos naturais, mas não só! Há também a doçaria, onde os Ovos Moles são os protagonistas mas não os únicos a conquistarem o paladar dos mais gulosos. Fizemos uma lista com alguns dos melhores doces da região para o deixarmos com água na boca.
1. Ovos Moles
Visitar Aveiro sem comer Ovos Moles é como “ir a Roma e não ver o Papa”. O provérbio português é perfeito para falar daquele que é o doce mais característico da cidade dos canais. Com séculos de história, os Ovos Moles são um dos doces mais apreciados e simples pelos poucos ingredientes que levam: gemas, açúcar e água. A receita nasceu dentro do Convento de Jesus de Aveiro, devido à entrada do açúcar da Madeira e dos ovos, que deu origem à mistura mágica pelas mãos das freiras que se tornaram cozinheiras doceiras. A receita acabou por sair do convento e hoje faz as delicias de quem os prova. Conheça a história completa em Confraria dos Ovos Moles.
Os Ovos Moles tem em Aveiro um monumento em sua honra. Em 2009, receberam a denominação de Indicação Geográfica Protegida (IGP) pela Comissão Europeia.
A casa Maria da Apresentação da Cruz, Herdeiros, está a funcionar desde 1882 e é uma ótima opção para provar este doce.
2. Barricas de Ovos Moles
Para além de serem apresentados dentro de moldes de obreia (hóstia), na forma de conchas, peixes, búzios e outros motivos normalmente ligados ao mar, são também vendidos em barricas de madeira pintadas exteriormente com os tradicionais barcos moliceiros e outros desenhos da Ria de Aveiro. Recentemente, a Confraria dos Ovos Moles de Aveiro apresentou no Hotel Montebelo Vista Alegre, uma Barrica de Ovos Moles de Aveiro em porcelana, desenvolvida em parceria com a Vista Alegre.
3. Raivas de Aveiro
São biscoitos de manteiga originais no seu formato. Embora não tão famosos como os Ovos Moles, são igualmente saborosos e crocantes. Na Confeitaria Peixinho é possível descobrir estes biscoitos assim como outros doces regionais.
4. Tripas de Aveiro
Diz-se que tiveram a sua origem na Costa Nova e são um dos doces mais típicos da região. Quentes, doces e feitas na hora, esta especialidade é vendida em barraquinhas que se encontram na Costa Nova, na Praia da Barra ou em Aveiro. Podem comer-se com ou sem recheio e com um pouco de canela por cima.
5. Cartuchos
Foram criados há 40 anos na Pastelaria e Confeitaria Ramos pelas mãos de Fernando Magalhães, o primeiro chefe pasteleiro. O cartucho é um bolo de forma cilíndrica constituído por massa de frutos secos e cacau, a base é confecionada a partir de pão de ló com ovos moles e recheado com chantily. Saiba mais sobre esta especialidade aqui.
6. Pão de Ló de Ovar
Tem o formato de uma broa e a sua massa é leve e fofa. Em 2016, a Comissão Europeia atribuiu-lhe a Indicação Geográfica Protegida (IGP). Leia mais sobre o esta especialidade do concelho de Ovar aqui.
7. Pastéis de Águeda
A iguaria é um dos ícones da doçaria regional de Águeda, confecionados à base de ovos, açúcar, manteiga e amêndoa, têm uma textura delicada e crocante.
8. Fuzis
Tradição à mesa, são conhecidos pelo formato oval com um recorte no interior. A calda de açúcar na cobertura dá o toque final de uma receita que faz as delícias de geração em geração.
9. Turcos
O doce regional é uma especialidade centenária do concelho de Albergaria-a-Velha. São feitos à base de manteiga, farinha, ovos, açúcar e sem corantes. Saiba mais sobre este doce aqui.
10. Pastel d’Albergaria
Criado na Confeitaria Framboesa, o Pastel d’Albergaria é constituído por um recheio de ovos, amêndoa, açúcar e chila. A textura macia é envolvida numa massa tipo filó em formato de embrulho.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS