Almoçar num restaurante flutuante, percorrer uma “cidade-galeria” e dormir em barcos-casa em plena ria são algumas das novidades da Veneza Portuguesa.
Vive em Aveiro ou já visitou a cidade recentemente? Existem novas atrações para conhecer, todas elas são novidade este ano. Até pode elaborar um roteiro e visitar tudo num dia. Ora veja!
TOME O PEQUENO-ALMOÇO NA NOVA CONFEITARIA DE AVEIRO
Se colocar no seu GPS Confeitaria Madre Odisseia vai ter à Rua de Coimbra, junto ao edifício dos Paços do Concelho de Aveiro. Eis a nova confeitaria aveirense, na qual pode tomar um bom pequeno-almoço. Especializada em doces conventuais, carrega no nome uma homenagem às mãos sábias e doces das freiras que viviam nos conventos portugueses. Aqui os ovos moles são feitos à moda antiga: de forma artesanal e em tachos de cobre. Um espaço sofisticado com uma generosa esplanada instalada na Praça da República na qual pode consumir tostas mistas, torradas rústicas, croissants, latte machiato, chocolate quente e café cremoso. A lista oferece outras tentações que fazem as delícias a qualquer um. Falamos de castanhas de ovos, pães-de-ló, raivas, almendrados e um doce da casa – os molatos – uma mistura de nozes e chocolate. Na montra também estão expostos pastéis de nata, palmiers, cartuchos e outros produtos de pastelaria.
ENTRE NUMA “CIDADE-GALERIA” – ESTAU
Quando Bordalo II recorreu ao lixo para criar um guarda-rios gigante, uma obra de arte urbana que alertava para o desperdício e o consumo excessivo, iniciava-se um novo capítulo neste concelho. Em 2016, realizou-se a primeira edição do ESTAU – Festival de Arte Urbana de Estarreja, transformando a cidade numa galeria a céu aberto. Hoje, contam-se mais de 30 obras nas várias freguesias, – no ESTAU 2020 nascem mais seis, uma das quais resultado de um workshop – como o “Diamante” de Kruella D’Enfer, a parede de Fintan Magee, considerada, em 2016, “a sexta melhor do mundo”, os trabalhos de Bosoletti e a parede de Vhils, que retratou o rosto da D. Florinda, a última pessoa que se dedicou ao cultivo de arroz na zona. Se gosta deste tipo de arte, siga até Estarreja e aprecie esta “cidade-galeria” entre os dias 12 e 20 de setembro. Esta é a 4ª edição do festival e surge uma nova novidade: a app mobile ‘Arte, Cultura e Património’, o novo guia que vai facilitar a sua visitação a todas as obras do festival e a outros pontos de interesse do município.
ALMOCE NO ÚNICO BARCO-RESTAURANTE DE AVEIRO
Depois da cultura, rume até à Avenida Doutor David Cristo e sente-se à mesa do Laguna, o único restaurante flutuante atracado desde junho no Canal das Pirâmides. Apesar de estar sobre água, com uma localização fora do comum, garante serenidade à mesa, numa sala inundada de luz que trespassa pelas janelas envidraçadas, sendo possível avistar os característicos moliceiros a navegarem pelos canais. Com Armando Matos como chef, a cozinha inspira-se nos sabores da ria e do mar. O “Cremoso de Marisco”, a sapateira, o camarão da costa, lingueirão, berbigão, amêijoas e ostras abrem caminho para o “Peixe do Atlântico” com risotto de legumes e azeite de ervas aromáticas. Há ainda a inesperada “Francesinha Laguna” e o “Polvo com batata-doce”. No lounge, prove os cocktails, gins e espumantes bairradinos ao mesmo tempo que contempla as salinas com o mar ao fundo, de um lado, e a cidade de Aveiro, do outro.
PERCORRA DOIS TRILHOS OU UM PASSADIÇO À BEIRA-MAR
Almoço check! E que tal uma caminhada? Albergaria-a-Velha esconde trilhos com paisagens marcantes às quais não vai querer ficar indiferente. Este ano, surgiram mais dois, ambos com percursos circulares e localizados na zona ribeirinha do Rio Vouga. O Trilho das Cegonhas tem uma distância de 23 quilómetros e encanta quem o visita pela sua paisagem “Bocage” ao espelhar um mosaico de campos agrícolas. Já o Trilho da Pateira de Frossos tem uma extensão de 8.15 quilómetros e insere-se no sistema lagunar da Ria de Aveiro. Entre águas, vegetação e biodiversidade de espécies emerge um cenário único e inconfundível. Se preferir ter o mar como linha de horizonte, vá até Murtosa e percorra, a pé ou de bicicleta, o novo passadiço construído junto ao areal da Praia da Torreira. Uma estrutura de madeira, com cerca de 300 metros, que conta com bancos estrategicamente instalados para avistar pores do sol únicos.
JANTE NO ÚNICO RESTAURANTE PERUANO DA CIDADE
Após uma tarde repleta de aventuras é altura de recuperar energias com um jantar reconfortante. Porque não algo diferente do habitual? Sugerimos comida peruana. Qué Pasa é o único restaurante peruano de Aveiro no qual pode degustar pratos peruanos com um toque de gastronomia portuguesa. Abriu portas em julho e está localizado na Rua Comandante Rocha e Cunha, número 3C, junto ao Centro Comercial Oita. Um espaço inteligente, divertido e funcional, com uma carta peculiar da qual fazem parte, entre outras, três opções de “Ceviches”, “Aji de galinha”, “Lulinhas com gambas” e “Cachaço de porco bísaro com favas”. Quanto às sobremesas, “Escândalo de caramelo com frutos silvestres”, “Bolo de chocolate” e “Pera na Brasa com Alfazema”.
DURMA EM BARCOS-CASA NA RIA DE AVEIRO
Termine o dia em grande sem ter de voltar para casa. Já imaginou acordar em plena Ria de Aveiro com uma vista de cortar o fôlego? Não pense duas vezes e escolha dormir embalado ao sabor da corrente. Tanto pode optar pela Ostraveiro ou pela Marinha da Noeirinha. Em ambos os locais, os barcos-casa são 100 por cento sustentáveis. Na Marinha da Noeirinha, os barcos-casa possuem quartos com casa de banho privativa, uma sala de estar, uma kitchenette e um terraço com vista panorâmica sobre as marinhas de sal, a cidade de Aveiro, a praia fluvial e com vista para os flamingos. Neste mês de setembro, os preços aqui praticados são de 150 euros por casal . Já os da Ostraveiro dispõem de um quarto, uma casa de banho, uma sala de estar, uma kitchenette, um hall com mesa e cadeiras e um terraço amplo com espreguiçadeiras e guarda-sol – o cenário perfeito para relaxar e apanhar banhos de sol com uma vista de 360 graus sobre a Ria. Quanto a valores, 120 euros por noite para duas pessoas.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS