Deixe tudo para trás e embarque numa viagem rumo ao passado no Comboio Histórico do Vouga, carinhosamente apelidado de Vouguinha. Um regresso ao passado que promete bons momentos e é a sugestão ideal para um programa de férias com amigos ou em família. Todos a bordo?
Após o enorme sucesso registado em 2017, o Comboio Histórico do Vouga regressou aos carris no final de junho deste ano e circulará todos os sábados até ao dia 13 de outubro. A grande novidade de 2018 é a circulação do Vouguinha também aos domingos, entre o dia 15 de julho e 26 de agosto. No total são 23 circulações.
A linha do Vouga é o cenário deste passeio, inaugurada no início do séc. XX e hoje o único troço ferroviário de via estreita em exploração no país.
Uma composição antiga, formada por três carruagens de madeira dos primeiros anos do século XX, rebocada por uma locomotiva diesel de 1964, que conserva todas as características originais da sua época, vai voltar novamente a percorrer a Linha do Vouga, entre Aveiro e Macinhata do Vouga, numa viagem turística singular. A recuperação de três carruagens, que estavam desativadas há décadas, e são datadas das primeiras décadas do século XX, foi feita pela EMEF – Empresa de Manutenção e Equipamento Ferroviário do Grupo CP. Todas são diferentes, uma das carruagens foi fabricada em de 1908 na Bélgica, outra na Alemanha, em 1925, e a terceira foi construída em Portugal, no ano de 1923, pelos então Caminhos de Ferro do Estado, nas oficinas do Porto.
O Comboio Histórico do Vouga tem partida na Estação de Aveiro e regressa de Macinhata do Vouga. No percurso, há tempo para visitar a cidade de Águeda, o Núcleo Museológico de Macinhata do Vouga, apreciar a animação a bordo e degustar produtos regionais.
O passeio tem o custo de 30 euros para adulto e 16,5 euros para crianças (dos 4 aos 12 anos) e pode ser comprado em conjunto com a viagem no Comboio Histórico do Douro, com um benefício de uma redução de 25 por cento em cada trajeto (54,5 euros no total, para adultos e 27 euros para crianças).
As viagens de longo curso, em Alfa Pendular, Intercidades e Regional, (com destino e origem na Estação de Aveiro) e compradas em simultâneo com a viagem no Comboio Histórico do Vouga, beneficiam de uma redução de 30 por cento e as viagens, de ida e volta, nos comboios Urbanos do Porto, do preço único de dois euros.
À semelhança do que ocorreu em 2017, o Comboio Histórico do Vouga resulta de uma parceria entre a CP-Comboios de Portugal, a Câmara Municipal de Águeda e a Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga que viabilizaram a sua concretização.
O que visitar?
O programa de um dia tem partida de Aveiro, pelas 13h40 e chegada a Macinhata do Vouga, pelas 15h00. Durante o percurso, há animação a bordo com um grupo de música e cantares tradicionais da região e uma prova dos famosos pasteis de Águeda, bem como o famoso espumante da Bairrada. À chegada a Macinhata do Vouga, há uma visita ao Museu Ferroviário, onde é possível apreciar o espólio das companhias ferroviárias Nacional e Vale do Vouga, que inclui, entre outras, uma ambulância postal, automotoras ou locomotivas a vapor. Há também a possibilidade de adquirir produtos regionais. No regresso, pelas 16h25, com paragem em Águeda e visita ao centro histórico daquela cidade, pode-se observar a famosa The Umbrella Sky – instalação de milhares de chapéus-de-chuva coloridos nas ruas da cidade. A chegada a Aveiro acontece pelas 19h01.
Pode comprar o programa para a viagem no Comboio Histórico do Vouga e juntar a viagem a partir de qualquer ponto do país, com preços especiais, que inclui também a viagem de ida e volta em Alfa Pendular, Intercidades, Regional e Comboios Urbanos do Porto.
Aproveite esta oportunidade de viajar no tempo e no espaço num comboio mítico e reviver ou descobrir tempos passados. O Vouguinha está mais vivo que nunca.
Fonte da Foto: Edição nº61 Agosto 2018
Facebook
Instagram
YouTube
RSS