A 2ª edição do Festival Gastronomia de Bordo começa nesta sexta-feira, dia 8 de novembro. Até ao dia 17 de novembro, vai poder desfrutar de uma ementa repleta de sabores (e saberes) ancorados na cozinha tradicional e bacalhoeira, tendo como “porto seguro” 19 restaurantes do Município de Ílhavo.
São cerca de 60 as experiências gastronómicas que pode realizar a bordo do Navio-Museu Santo André. Aqui, será desvendada a gastronomia tradicionalmente produzida a bordo das embarcações de pesca longínqua. A famosa Chora, uma sopa feita com a cabeça do bacalhau, é um dos pratos mais característicos de bacalhau e deu origem à expressão “Quem come chora, tem de cá voltar!”, usada pelos navegadores.
Durante o festival será possível “mergulhar” no património gastronómico nacional através dos “Sentidos dos Mar”, um conjunto de visitas a estaleiros, museus, fábricas, lotas e navios. A primeira visita vai realizar-se no dia 8 deste mês, pelas 18h00. Será orientada com degustação pela chef Patrícia Borges e conta com a presença do presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Fidalgo Caçoilo.
Cada visita tem um custo associado, assim como uma duração estimada de duas horas. As inscrições, sujeitas a confirmação e limitadas a 20 pessoas por visita, podem ser efetuadas no Museu Marítimo de Ílhavo ou através dos seguintes contactos: 234 329 990 e/ou visitas.mmi@cm-ilhavo.pt.
Pode consultar o programa completo do festival aqui.
Foto: Museu Marítimo
Facebook
Instagram
YouTube
RSS