Restaurante aveirense recebe na sua cozinha Vasco Coelho Santos, “Chef Revelação do Ano” no dia 5 de outubro, às 20 horas, para um jantar de degustação concebido juntamente com Duarte Eira.
Chama-se Vasco Coelho Santos, tem apenas 30 anos, e estará no dia 5 de outubro no Jantar dos Chefes do Salpoente para criar, juntamente com Duarte Eira, um menu de degustação. O chef que lidera o restaurante Euskalduna é um caso de sucesso. Recebeu o título de “Chef Revelação do Ano” e o “Prémio Especial Estrella Damn Destaque do Ano”, atribuído ao restaurante que mais subiu, entre os primeiros, no ranking dos “Preferidos” do Mesa Marcada.
O menu ainda não é conhecido mas já se sabe que será acompanhado por vinhos do Douro da Quinta Maria Izabel. As reservas já se encontram disponíveis, sendo o preço por pessoa de 60 euros.
Quem é Vasco Coelho Santos?
Vasco Coelho Santos percebeu que a sua paixão pela cozinha era maior do que o seu amor pelos números e, por isso, no último ano do curso de Gestão decidiu seguir o seu sonho e ingressar no Atelier de Cozinha Michel. Passou pelo Olivier Avenida com o Chef Olivier e realizou um estágio no Tavares Rico com José Avillez. No início de 2010 foi para Espanha e trabalhou em alguns dos melhores restaurantes do mundo como o Mugaritz, Arzak e el Bulli.
Regressou ao Porto, onde ingressou na equipa do restaurante Pedro Lemos, e em 2013 viajou por diversos países europeus e asiáticos, onde trabalhou em alguns restaurantes. De volta à Invicta, começou a desenvolver os seus próprios projetos. Ingressou na área da restauração como sócio do BaixóPito, a primeira Chicken House do Porto. De seguida abriu o Euskalduna Studio, no coração da cidade, um espaço onde não há separação entre a cozinha e a sala de estar. Os clientes acompanham todas as fases de preparação e são convidados a observar e a interagir.
Em julho de 2018, Vasco Coelho Santos iniciou um novo projeto: o Semea by Euskalduna, também no Porto. O restaurante tem por base o conceito de partilha e criação de memórias à mesa com familiares e amigos. No Semea faz-se cozinha de essência portuguesa e privilegia-se a partilha.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS