“Rota Segura para a escola” é o nome do projeto aveirense apresentado no programa da RTP Biosfera, que tem como objetivo a promoção da educação pela mobilidade sustentável.
Reconhecido pela Organização Mundial de Saúde como um exemplo português de uma boa prática no âmbito da promoção da atividade física, o projeto “Rota Segura para a escola” teve destaque no episódio do passado sábado da Biosfera, magazine semanal da RTP apresentada por Maria Grego. O programa televisivo dá relevo a projetos com forte impacto ambiental e social.
O projeto venceu recentemente o Orçamento Participativo de Ação Direta de Aveiro e, futuramente, serão criadas novas rotas de bicicleta e a pé, promovendo comissões de mobilidade e perímetros de segurança em torno das escolas.
“Rota segura para a escola” pretende consolidar o “Cicloexpresso das Barrocas” e o “Cicloexpresso João Afonso”, assim como auxiliar a implementação de outros Cicloexpressos como rotas a pé, através de uma melhoria do perímetro de segurança nas escolas para crianças que cheguem a pé ou de bicicleta.
Joana Ivónia, do “Cicloexpresso de Aveiro”, esclarece que o projeto procura “resolver um problema que os pais que quisessem levar os filhos à escola de bicicleta tinham, porque não se sentiam seguros”. O projeto é comparado a um comboio tradicional, onde o maquinista segue sempre à frente dos passageiros. No caso do Cicloexpresso, “segue sempre um adulto à frente, os outros adultos que acompanham fazem uma caixa de segurança, ou seja, ao lado das crianças de forma a que os carros não invadam esse espaço e segue sempre um adulto atrás a fechar”, esclarece uma das responsáveis do projeto em Aveiro.
A primeira experiência de Cicloexpresso em Portugal nasceu em Lisboa em 2015 e continua ativa, com cada vez mais participantes. Em 2016, foi a vez do projeto chegar a Aveiro e foi criada a Linha das Barrocas. Hoje existem mais duas linhas em funcionamento.
Fonte da foto: Agrupamento de Escolas de Aveiro
Facebook
Instagram
YouTube
RSS