A Universidade de Aveiro e a Autarquia de Oliveira de Azeméis juntam-se num projeto que visa construir um campus universitário com dez edifícios, direcionado para a inovação e as novas tecnologias, que espera o envolvimento dos empresários da região Norte do distrito de Aveiro.
O novo Campus Universitário será instalado na Quinta do Comandante, um espaço situado no concelho de Oliveira de Azeméis que já acolhe a Escola Superior Aveiro-Norte (ESAN), que contempla um grande laboratório que já é intitulado como “Fábrica do Futuro” e um espaço para incubadoras de startups e growups.
O projeto, divulgado durante as comemorações do 222º aniversário de elevação de Oliveira de Azeméis a concelho, une forças da UA e da Autarquia, que estimam um investimento de 50 milhões de euros, permitindo a construção de dez edifícios. Entre os quais “um grande laboratório de experimentação”, uma incubadora que permita aos formandos da ESAN concretizarem as suas ideias, “dois edifícios para o desenvolvimento de projetos estratégicos para região”, uma residência para estudantes e formandos e uma área social, informou o Presidente da Câmara Municipal de Azeméis, Joaquim Jorge.
O reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira explicou que estão reunidos “ingredientes que são difíceis de reunir, nomeadamente o envolvimento político, a nível local e regional”, enfatizando que a ESAN, que tem feito do desenvolvimento do produto uma das suas mais valias, “começa a ser pequena” para tantas solicitações, em termos de projetos que buscam o seu auxílio e “expertise”. A edificação do campus exigirá ainda a concretização de candidaturas a fundos europeus, mas a envolvência do tecido empresarial do concelho é fundamental para levar o projeto avante.
Fonte da foto: Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
Facebook
Instagram
YouTube
RSS