Aberta a época do bom tempo, na qual o sol nos começa a sorrir, nada é mais perfeito do que aproveitar o nosso meio envolvente e explorar os recantos maravilhosos que a nossa região tem para oferecer. Os piqueniques ao ar livre são uma excelente maneira de aproveitar os dias de primavera e de “comer fora”, garantindo risco inferior de exposição ao vírus SARS-Cov-2.
Conheça as nossas sugestões, prepare a merenda, estenda a toalha e desfrute do melhor que a região de Aveiro tem para oferecer!
Parque Infante D.Pedro
O parque Infante D. Pedro – parque da cidade de Aveiro foi construído na antiga propriedade dos frades franciscanos em 1862, na área que pertencia ao Convento de Santo António. A ribeira que atravessava o parque foi aproveitada para se desenvolver um espaço verde com lagos e fontes inserido no arvoredo envolvente. O parque Infante D. Pedro possui um coreto de Arte Nova tardia, uma escadaria com fonte, uma cascata e alguns painéis de azulejos, bem como a Avenida das Tílias e a Casa de Chá.
Desfrute de momentos tranquilos num dos parques mais belos de Aveiro. Caminhe pelos vastos jardins, alimente os patos do lago, aproveite as mesas de piquenique e capture este cenário ideal.
Fonte da foto: Erasmus
Reserva Natural das Dunas de São Jacinto
A Reserva Natural das Dunas de São Jacinto possui uma paisagem incrível, entre o mar e a terra, repleta de praias, sapais, águas doces e salobras, na qual moram espécies naturais de grande valor. A laguna ocupa cerca de 700 hectares, entre Ovar e Mira e a sua comunicação com o mar faz-se artificialmente por um largo canal aberto em 1806, entre São Jacinto e a Costa Nova, junto da cidade de Aveiro.
Nesta Reserva abriga-se vegetação muito característica, em charcos de água doce abertos para o efeito, muitas espécies de patos, garças e outras aves marinhas. O Centro de Interpretação disponibiliza-lhe uma visita guiada, sendo que o Trilho mais conhecido é o “Trilho Interpretativo de Descoberta da Natureza”.
Fonte da foto: LifeCooler
Praia da Barra
A praia da Barra localiza-se junto à foz da ria de Aveiro, onde poderá observar o Farol da Barra, a ponte e poderá ainda caminhar pelo seu paredão que delimita, a sul, a entrada para a ria. O farol é o maior farol de Portugal e o segundo da península ibérica, como também está na lista como um dos 26 maiores faróis do mundo.
Estenda a toalha neste extenso areal e relaxe ao som das ondas do mar, enquanto assiste à prática dos mais variados desportos aquáticos e, à entrada e saída dos navios de pesca.
Fonte da foto: NIT
Costa Nova
Associar Aveiro com os coloridos e famosos palheiros da Costa Nova é de certa forma, bastante natural. Estas construções típicas foram utilizadas originalmente pelos pescadores da zona para guardar os materiais de pesca, foram sendo aproveitados ao longo dos anos como casas de férias. A Praia da Costa Nova também possui um vasto areal que se prolonga para sul, em direção à Praia da Vagueira, sendo um local ideal para realizar um piquenique, aproveitando uma bela tarde de sol, cumprindo todas as medidas de segurança.
Fonte da foto: Itinari
Marinha da Noeirinha
Um espaço agradável localizado às portas da cidade de Aveiro, onde se pode conhecer as salinas e usufruir de uma ampla zona de banhos de água salgada rodeada de areal, com algumas mesas de apoio para desfrutar de um belíssimo piquenique. A Marinha da Noeirinha dispõe aos seus visitantes ainda de uma loja com a venda de produtos locais, um bar com esplanada e um Spa Salínico.
Para visitar a Marinha da Noeirinha é necessário fazer marcação prévia, com programa sujeito a disponibilidade e preçário.
Informações adicionais: https://noeirinha.pt/
Fonte da foto: Visão
Passadiços de Aveiro
Os Passadiços de Aveiro são o local ideal para todos os que gostam de usufruir da natureza. Seja a pé ou de bicicleta, prepare a sua merenda e desfrute dos 5 km de extensão, desde o Cais da Ribeira de Esgueira até Vilarinho, com a ria como pano de fundo, no meio de uma área repleta de aves migratórias.
Fonte da foto: Portal das Viagens
Jardim do Rossio
O Jardim do Rossio é um espaço verde situado junto à ria de Aveiro, no coração da cidade, ideal para atividades de lazer e momentos de descontração. Um jardim de bairro, pequeno e tranquilo, perfeito para banhos de sol e piqueniques, sendo ladeado por edifícios de estilo Arte Nova e pelo Canal Central da ria.
Fonte da foto: Férias em Portugal
Pateira de Fermentelos e Espinhel
A Pateira é a maior lagoa natural da península ibérica, dividindo a sua localização pelos concelhos de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro, antes da confluência do Rio Cértima com o Rio Águeda. Esta Pateira é ladeada pelas freguesias de Óis da Ribeira, Fermentelos, Espinhel e Requeixo.
É um espaço verdejante maravilhoso para se fazer um pequeno passeio junto à lagoa, possui também um bar que convida as selfies, tal como bicicletas antigas, um baloiço decorado, entre outros. A pateira é um lugar privilegiado para todos os birdwatching lovers e na zona de Espinhel foram construidos dois observatórios para apreciar a pateira e, por exemplo, realizar um piquenique com familiares ou amigos.
Leia também: A maior lagoa natural da península ibérica fica na região de Aveiro
Fonte da foto: Quilómetros que contam
Jardim Oudinot
Situado na “ponta norte” do Canal de Mira, este Jardim situa-se numa localização privilegiada entre a terra e a Ria de Aveiro. O Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, é atualmente um dos melhores e mais utilizados espaços públicos em Aveiro.
Com onze hectares, este jardim detém de um ancoradouro de recreio, espaços de circulação pedonal, pista para bicicletas, parque de merendas, campos desportivos para a prática de futebol, basquetebol e ténis, parques infantis e um parque geriátrico. Um espaço amplo ao ar livre, perfeito para se realizar um piquenique e desfrutar de um belo dia.
O Jardim Oudinot engloba igualmente uma praia fluvial (presente na memória dos habitantes locais como a antiga “Praia dos Tesos”) e um parque de estacionamento.
Fonte da foto: Pela-Positiva
Sever de Vouga
Longe da azáfama da cidade existe um município mágico, reconhecido pelas suas magníficas paisagens naturais, onde estão algumas das mais belas cascatas do nosso país. Sever de Vouga oferece todas as condições necessárias aos amantes da natureza. Um espaço esplêndido que oferece um pouco de tudo aos seus visitantes, visto que os mais aventureiros podem fazer “canyoning”, podem nadar pelo rio Arões e se atirar do topo dos penedos, como também uma vista incrível e um local ideal para se realizar um piquenique, para os que pretendem apenas relaxar.
Fonte da foto: Praia Fluvial
Tendo em conta as medidas impostas pelo estado de pandemia, cada programa deve ser realizado com a devida prudência, garantindo que todas as medidas de precaução são cumpridas.
Nestes tempos, opte por espaços verdes e abertos.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS