Trocou os estudos em Engenharia Civil pelo jazz. O saxofonista e professor na Universidade de Aveiro e no Conservatório de Música da Jobra (CMJ) revela que já concretizou grande parte dos seus projetos de vida, mas que isso não lhe tira a vontade de continuar a sonhar.
Diretor musical de Miguel Araújo, criou o primeiro curso profissional de Jazz em Portugal no CMJ e já trabalhou com artistas de renome como Expensive Soul, Pedro Abrunhosa, António Zambujo e Dino D’ Santiago.
Revela que não consegue escolher entre ensino e palco e que se os puder juntar, tanto melhor.
CACHITO
Um (ou vários) na padaria Stop Mar, na Vagueira.
CAFETARIA BAR
Tenho a probabilidade de ali encontrar velhos amigos sempre que estou em Vagos.
LARGO DA CORREDOURA
No largo em frente à casa dos meus pais passei muitas horas a jogar à bola, andar de bicicleta e de mota. Foramtempos incrivelmente felizes.
ENGENHARIA CIVIL VS. MÚSICA
Quando estava no 4º ano de Engenharia Civil, em Aveiro, disse aos meus pais que queria desistir do curso e ir estudar música para a ESMAE. Os meus pais apoiaram-me incondicionalmente e sem qualquer hesitação desde o primeiro segundo. Sou um afortunado.
GUILTY PLEASURE
Traz-me um impetuoso prazer cantar nos soundchecks “A cidade (até ser dia)” da Anabela e “O Chamar a Música” da Sara Tavares.
UM DISCO
“Both Sides Now” de Joni Mitchell.
SAXOFONE
Aos nove anos, quando comecei a aprender música na Filarmónica Vaguense havia um único instrumento disponível: um saxofone soprano do início do século XX. Na altura não tive grande alternativa, mas vendo o meu caminho até hoje, acho que não podia ter sido de outra forma.
SR. GRACIANO
Para além dos meus pais, é uma das pessoas que me inspiram, o Sr. Graciano, já falecido, foi o meu primeiro professor de música. A paixão pela música, o altruísmo, a dedicação incondicional à Filarmónica Vaguense. Um exemplo que ainda hoje me inspira.
J. S. BACH E JOHN COLTRANE
Se pudesse trazia-os de volta pela gigante curiosidade em saber como estes dois génios iriam interagir e criar nos dias de hoje.
NA MÃO
O saxofone, o primeiro instrumento que aprendeu a tocar e que o acompanha até hoje.
Texto: Joana Rato
Fotografia: Miguel Bastos
Facebook
Instagram
YouTube
RSS