Chama-se Confeitaria Madre Odisseia e localiza-se na Rua de Coimbra conhecida como Rua Direita, junto ao edifício dos Paços do Concelho de Aveiro.
A cidade dos ovos-moles conta agora com uma nova confeitaria que carrega no nome uma homenagem às mãos sábias e doces das freiras que viviam nos Conventos Portugueses até ao século XIX e tratavam de adoçar a boca das pessoas da época.
Eugénio Santos, empresário e dono do grupo Colunex, aposta principalmente na cidade de Aveiro para erguer os seus projetos. Começou com os barcos moliceiros, depois adquiriu uma unidade de produção de doces, reformulou um antigo café e agora lançou a Madre Odisseia. Com este novo projeto procurou criar “um espaço com alma”, esperando contribuir, desta forma, para que os visitantes da cidade prolonguem a sua estadia, revela ao jornal Jornal Público.
Aberta de terça a domingo, das 9 às 19 horas, a Madre Odisseia é especializada em doces conventuais e destaca-se das outras confeitarias pela produção de ovos moles à moda antiga: de forma artesanal e em tachos de cobre.
No entanto, não dá para ficar rendido somente a este doce tão delicioso. A lista oferece outras tentações que fazem as delícias a qualquer um. Falamos de castanhas de ovos, pães-de-ló, raivas, almendrados e um doce da casa – os molatos – uma mistura de nozes e chocolate. Na montra também estão expostos pastéis de nata, palmiers, cartuchos e outros produtos de pastelaria. Para os apreciadores de salgados, torradas da casa, rissóis e pastéis de bacalhau. Para além disto, ainda existem os Gelados de Portugal, apresentados num carrinho, a imitar os antigos e com sabores tradicionais que vão desde o gelado de ovos-moles ao gelado de requeijão com doce de abóbora.
Com uma decoração requintada, a Madre Odisseia é um espaço sofisticado, no qual o preto e o branco são as cores dominantes, sem descurar dos apontamentos em dourado – escolhidos para evocar os ovos-moles. Possui uma zona reservada a workshops (produção de ovos moles ao vivo por uma doceira) e uma generosa esplanada instalada na Praça da República. Consegue sentar 36 pessoas ao ar livre, num total de 16 mesas. Lá dentro, a capacidade está, por agora, limitada a três mesas mais um pequeno balcão, com um total de oito lugares sentados.
Fonte da foto: Confeitaria Madre
Facebook
Instagram
YouTube
RSS