Acaba de ser criada e sinalizada, tem uma extensão de 56 quilómetros e permite observar a natureza na sua plenitude.
Dinamizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM), este é um percurso pedestre que dá a conhecer a Mata do Bussaco e que já pode ser percorrido por si. Pode começar na Mealhada, pelo Parque da Cidade, onde está colocada a placa indicativa do quilómetro zero do percurso GR49.
A partir da Mealhada até ao Convento de Santa Cruz do Bussaco são 11.56 quilómetros de diferentes paisagens: os vinhedos da Bairrada a remeterem para as caves e adegas nas quais se produzem os vinhos tintos, brancos e espumantes ou a vila do Luso, conhecida pela sua estância termal e pelo consumo de água mineral.
Chegado ao núcleo central da Mata, por entre uma enorme riqueza natural, revela-se o Palace Hotel do Bussaco com o seu ‘Jardim Novo’; a Via Sacra, única no mundo com uma extensão de três quilómetros e composta por 20 passos (Prisão e Paixão de Cristo); o Convento de Santa Cruz; o Museu Militar, o monumento comemorativo da Batalha do Bussaco e os miradouros, com destaque para o da Cruz Alta que fica a 550 metros de altitude.
Para além disto, este epicentro está também ligado a duas outras rotas: Mortágua/Bussaco (com 21 quilómetros) e Penacova/Bussaco (com 23 quilómetros). Ao percorre-las, vai poder avistar a exuberante biodiversidade existente, assim como as aldeias e suas histórias, nomeadamente as referentes às invasões napoleónicas.
TRILHO DAS ÁRVORES NOTÁVEIS
Na Mealhada, o percurso inclui ainda outra rota designada ‘Trilho das Árvores Notáveis’. Trata-se de um percurso interpretativo dentro da Mata Nacional do Bussaco, com um trilho circular e uma extensão de 6.7 quilómetros. Pode observar espécies notáveis introduzidas pelos Carmelitas Descalços desde o final do século XVI, como o cedro do Bussaco, a sequoia, araucárias, eucaliptos, pseudotsuga, mirtilo-da-Nova-Zelândia e freixo-verde.
Fonte da foto: Bairrada Informação
Facebook
Instagram
YouTube
RSS