Pandemia, Itália… eh lá “isto é capaz de cá chegar”, mas ainda estávamos todos longe de pensar o que estava para vir.
Adriano Carreira
Médico Dentista
Eu, como todos os dentistas, ouvíamos tudo e reforçámos imediatamente as nossas rotinas de proteção e higiene, pois sabemos que a nossa profissão está no topo da lista das mais susceptíveis de sofrer contágio, devido à proximidade com o paciente.
De Itália começaram-se a ouvir relatos que descreviam quedas de 90% na área da medicina dentária, o que nos deixou a todos apreensivos.
Tal foi a velocidade com que esta situação evoluiu, que na segunda-feira, dia 9, todos os dentistas trabalhavam normalmente e na sexta-feira 13 quase todos decidiram fechar por iniciativa própria. Decisão muito ponderada e a mais acertada, pois passados dois dias, no domingo, saiu uma diretiva em Diário da Republica com ordem de encerramento para todas as clínicas, com a excepção de atendimento de urgências, sendo a primeira classe profissional a ser obrigada a fechar.
A incerteza reside no nosso futuro, pois todos os dias saem notícias de apoio à economia, mas todos temos dúvidas de como vai chegar à economia real – mas esse ponto deixo para outros técnicos e comentadores muitíssimo mais preparados que eu para o fazer.
Assim, vou-me focar em alguns aspetos da saúde oral que podem ser realizados no dia a dia, nesta fase de isolamento social:
- Evitar ingerir bebidas açucaradas, pois o seu alto grau de açúcar e acidez são contra-indicadas para uma boa saude oral;
- Ingerir alimentos ricos em fibras tais como legumes, frutas, cereais integrais, pois ao requererem uma melhor mastigação ajudam à produção de saliva fundamental para uma ótima proteção dos dentes;
- Evitar estar sempre a comer, pois este período de isolamento é propício a estar sempre a petiscar, o que não ajuda a uma boa higiene oral;
- Lavar muito bem os dentes, é uma boa altura para não descurar os 2-3 minutos de tempo de escovarem e as 3 vezes ao dia;
Em caso de alguma dor ou urgência não hesite em ligar para o dentista habitual, pois a nossa clínica, tal como a maior parte das clínicas estão de prevenção para atender urgências.
Pela sua saúde proteja-se!
#vaificartudobem
Facebook
Instagram
YouTube
RSS