A era do digital alterou velocidades, perceções e comportamentos, e pode ser perigosa quando a informação é mal transmitida e/ou interpretada.
É mais fácil e rápido ter acesso à informação, sim é verdade… Mas a que informação?
É fácil escrever, falar, fotografar, lmar, publicar e partilhar…
Mas quem e como escreve?
Como se in uencia a opinião pública e se fabricam consciências?
Se formos googlar um determinado tema que sugestões aparecem nas primeiras posições? As verdadeiras ou as que mais pagam? As com explicações mais cor- retas e cientí cas ou as que estão em plataformas mais orgânicas e modernas?
É aqui que estamos. Na fase de apanhar o avião para quem quer ir na vanguarda do conhecimento e do desempenho. Um caminho obrigatório para aquisição de informação, um caminho de oportunidades para a conquista de cota de mercado, e ao mesmo tempo escuro para os mais distraídos.
Todos os dias os maiores motores de busca e as principais redes sociais lançam novidades e enredam os utilizadores. Novidades que mexem com milhões de horas de pessoas e empresas. Perigosamente cada vez tudo mais concentrado. Uma era sem retorno e onde é difícil não querer apanhar o avião.
Hoje um simples drone de centenas de euros sobe ao lado de um avião.
Hoje o poder de um click pode ser devastador e está disponível para alguns milhões em todo o mundo.
Como sempre e bem, a chave está na educação. O problema é que as oportunidades não são iguais para todos, nem na mesma escola, quanto mais no mundo.
Nuno Carvalho
Facebook
Instagram
YouTube
RSS