Ria de Aveiro, onze municípios, uma região.
Constituída por onze municípios, a região da Ria de Aveiro é possuidora d e uma heterogeneidade singular, que a torna única e muito sedutora.
A sua sedução é transversal a várias áreas, começando pelo turismo, que registou o maior crescimento de sempre, ou pelo desenvolvimento económico, com vários polos empresariais em franca expansão.
“Trocando por miúdos” o título, o que têm em comum os municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos? Estes onze municípios compõem a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e apresentam um projeto agregador que visa a promoção cultural em rede, ancorada nos recursos patrimoniais do território. Este projeto contraria a ideia da cultura se resumir aos maiores centros urbanos, fazendo da pluralidade um todo.
Como região plural que é, obriga-nos editorialmente (e com muito agrado) a percorrer várias iniciativas. Destacamos nesta edição a Feira de Março, uma tradição secular em Aveiro; o Risorius, um recente festival de humor sediado em Albergaria-a-Velha; a aposta de Águeda na realização de eventos como solução para o desenvolvimento turístico; e a apresentação da coleção do estilista Joel Reigota que teve lugar no Museu da Vista Alegre em Ílhavo.
Boa leitura.
Nuno Carvalho
Facebook
Instagram
YouTube
RSS