O “Quinta das Bágeiras Pai Abel tinto 2015”, um vinho da Bairrada do produtor Mário Sérgio acaba de ser eleito como o melhor vinho tinto no concurso “Os Melhores do ano 2020”, da revista Vinho Grandes Escolhas.
A revelação foi feita recentemente no decorrer de uma sessão “online” e de acordo com os promotores do mesmo, “o tinto Pai Abel continua como o seu homenageado Abel Nuno, pai de Mário Sérgio Nuno, um bairradino com carácter e garra, forte de espírito, de postura firme, mas serena e elegante”. O vinho provém de castas misturadas, onde são feitas intervenções de modo a limitar a produção a dois ou três cachos por videira, na verdade, uma boa personificação do lote de Braga e Touriga Nacional, que compõe este vinho, replicando assim a complexidade e concentração de uma vinha velha.
A fermentação é realizada sem desengace, em lagar aberto durante uma semana, com variadas remontagens por dia, e depois termina a estagiar em barricas usadas de carvalho francês e em tonel de madeira. “Escusado será dizer que é um vinho quase eterno na longevidade e na persistência, daqueles Bairrada impactantes, que não saem da cabeça, nem da boca, tão cedo”, afirmam os promotores.
Outro prémio em destaque foi o galardão “Sommelier do Ano”, atribuído a Fernando Ruas, do Restaurante Rei dos Leitões na Mealhada. Segundo a revista, Fernando Ruas “é a prova viva de que, em determinadas áreas, não é absolutamente necessário ter formação académica especifica para ser excelso na profissão”.
Fonte das fotos: Notícias de Aveiro e WineStuff
Facebook
Instagram
YouTube
RSS