Em vez de um baloiço, o monte do Colcurinho conta com uma bicicleta, que está posicionada a mais de 1200 metros de altitude, num miradouro em Oliveira do Hospital.
Denomina-se “bicicleta do Monte do Colcurinho”, numa zona muito conhecida pelas Aldeias do Xisto, como é o exemplo de Piódão. A autarquia local optou por instalar uma bicicleta pasteleira, em vez do típico baloiço.
O vereador da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Nuno Ribeiro, afirma que “este é um miradouro natural, local de romaria à Nossa Senhora das Necessidades e também já era usado para apreciar a paisagem, por isso decidimos aproveitá-lo”, acrescentando ainda que é também uma forma de fugir e “contrariar os baloiços para não copiar o que é feito noutros sítios”.
A bicicleta está instalada sobre uma plataforma giratória, para que os visitantes possam enquadrar melhor as suas fotografias, sendo que os mesmos podem pedalar de forma a dar realismo à sua pose. A bicicleta é um sucesso, especialmente para os amantes de ciclismo, pois é um percurso interessante, dado que desde a Ponte Três Entradas até ao cimo do Monte do Colcurinho há um desnível acumulado de 990 metros ao longo de 18 quilómetros, com uma inclinação média de 5,5 por cento.
O vereador da autarquia salienta que este é um dos fatores que mais fascina, uma vez que todos os anos é realizada a cronoescalada da Subida Épica do Colcurinho, para quem gosta de ciclismo, e outros eventos de desportos como o trail. É também uma zona apreciada para o astroturismo e a observação de estrelas, integrando o projeto Dark Sky pela sua “altitude, beleza e limpeza do céu”.
Existe outra bicicleta, em parceria com a Junta de Freguesia de Aldeia das Dez e a Irmandade de Nossa Senhora das Preces, na entrada do percurso, na Aldeia das Dez, de forma a incentivar os visitantes a subirem até ao miradouro. Quem realizar toda a subida conseguirá ver as Serras da Estrela, do Açor, do Caramulo e de Montemuro. “É mais um ponto de atração para a freguesia, está associado a algo que é nosso [a subida até ao Monte do Colcurinho] e chamamos a atenção para a vista”, reitera ainda Nuno Ribeiro.
A autarquia incentiva a quem visitar o miradouro que utilize a hashtag #bicicletadocolcurinho.
Conheça também: Os miradouros mais bonitos do distrito de Aveiro
Fonte das fotos: NIT e Rádio Comercial
Facebook
Instagram
YouTube
RSS