O Colégio Português é uma referência no ensino em Aveiro e conta com um plano educativo que acompanha as crianças e os jovens da creche/pré-escolar ao 3º ciclo.
Inteiramente dedicado à formação de crianças e adolescentes, o Colégio Português conta já com 22 anos de experiência nos ensinos Creche/Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos. O projeto educativo parte da premissa de acolher e ajudar os alunos dentro de parâmetros pedagógicos que suscitem a sensibilidade, o sentimento de responsabilidade, a capacidade de autonomia e o espírito de vida em comunidade.
Aos valores pedagógicos somam-se os princípios éticos e morais intrínsecos ao meio social, sustentados no quadro de valores da tradição e dos costumes portugueses, como o convívio com a língua de Camões, o respeito pela individualidade, o espírito de iniciativa, o sentido de responsabilidade e a defesa da natureza. Um hino à lusitanidade que se esforça diariamente por acompanhar as necessidades dos pais modernos, um desafio que tem vindo a a afirmar a sua qualidade em termos pedagógicos, oferecendo aos encarregados de educação um serviço completo e adequado, com várias opções de atividades complementares e extra-curriculares que simplificam o dia a dia das famílias. Assegurando transporte, alimentação e estudo orientado com a presença de um docente para realizar os trabalhos de casa e consolidar as matérias lecionadas.
Testemunho Daniela Ribeiro – Encarregado de Educação
A minha filha disse que frequentava a melhor escola do mundo, isto para mim enquanto mãe é muito enriquecedor. Aquilo que eu procuro para os meus filhos é acima de tudo que eles sonhem, que saibam sonhar, que saibam concretizar os sonhos, que lutem por eles e de outra forma não seria possível se eu não lhes pudesse possibilitar o viver, o vivenciar, o experienciar uma série de valências que o colégio tem: o mandarim, o inglês, o francês, a informática, o desporto. Abre-lhes os horizontes que de outra forma não seria possível.
Para José Loureiro, diretor da instituição, “cada espaço físico é um espaço pedagógi- co, que respeita o estádio de desenvolvimento de cada grupo, e dentro de cada grupo, cada criança tem a sua atenção individualizada”. O ensino personalizado e adaptado às necessidades escolares e sociais de cada indivíduo é visível nos resultados a nível nacional. “O Colégio Português já se qualificou no top ten por duas vezes nas classificações dos exames nacionais do 9o ano em 2010 e em 2015. Nos últimos anos o 4º e o 6º ano também se destacaram a nível do concelho de Aveiro e até do distrito, sendo 2015 um momento alto na história do Colégio Português com o 2º lugar a nível nacional, classi cação recebida com muito orgulho por toda a equipa”, destaca o diretor do colégio.
No Colégio Português são dois os objetivos primários para cada aluno. O primeiro é contribuir para que a criança seja feliz e bem formada, o segundo é prepará-la para ser uma adulto bem sucedido emocionalmente e profissionalmente. Tendo estes objetivos traçados, o sucesso deve-se a uma equipa de trabalho competente, bem preparada, pautada pela exigência e rigor. Uma equipa que oferece um acompanhamento personalizado e individualizado a cada aluno, num ambiente familiar onde todos se respeitam e onde todos se preocupam. Uma equipa que dá continuidade pedagógica, um fator diferenciador para a construção do amanhã.
Testemunho Henrique Pereira, Professor e Coordenador do 1.º Ciclo
Para mim, ser professor no Colégio Português continua a ser um desafio constante. E já lá vão dezoito anos! Contribuir para a formação pessoal e social dos meus alunos, ajudando cada um deles a construir a sua própria história é, sem dúvida, algo de muito gratificante. Fico feliz quando algumas dessas crianças, hoje Homens e Mulheres, visitam a escola e me dizem, com saudade: Tudo começou aqui! Obrigado.
Testemunho Mickael Martins, antigo aluno
São imensas as recordações que trago comigo dos tempos do Colégio, as quais se reacendem nos mais variados cenários do dia-a-dia. E que não esqueço… especialmente em iniciativas deste género! Mas são igualmente imensos os princípios que o Colégio me enraizou, percetíveis apenas a posteriori, quando confrontado com determinadas vivências. De todos, destacar um, aquele que me é mais sensível: o da relação de cuidado para com o outro. Com efeito, foi ali que aprendi a ver no outro não a projeção de mim mesmo – atitude (típica) de uma criança –, mas a projeção da individualidade de cada um, e a conformar a minha atuação com a esfera de liberdade de todos e de cada um em especí- co. Princípio este que escancarou a porta para um outro, as mais das vezes esquecido e que tão premente se revela: o da tolerância.
Testemunho Sandra Craveiro, Encarregado de Educação
A Inês é aluna do colégio desde os três anos de idade e sempre foi muito bem recebida. O facto de deixar a Inês todos os dias de manhã e não ter de me preocupar com as suas necessidades diárias, para mim e para todos os Encarregados de Educação é uma mais-valia e sinto-me muito tranquila.
Testemunho Sérgio Chéu, Encarregado de Educação
Antes da Carlota completar os 2 anos de idade decidimos depositar a nossa confiança no Colégio Português no desenho desse ser humano e desse futuro que ambicionamos para a parte mais importante de nós – a nossa filha. O sorriso e a felicidade constante que ela ostenta, atestam e a afiançam que o Colégio tem sido fiel depositário dessa fidúcia.
A par do currículo escolar, a instituição oferece desde tenra idade o ensino de línguas tradicionais e em expansão, tal como, o mandarim e atividades de complemento/enriquecimento curricular, pretendendo atingir o desenvolvimento intelectual, cultural, artístico, físico e cívico dos alunos. Assim, oferece a possibilidade aos seus educandos de frequentarem clubes/ ateliers, a destacar, o Clube de Xadrez, a Tuna, o Clube de Ciência, culinária, informática, entre outros. Com especial enfoque na promoção a educação física e desportiva através da prática de diferentes modalidades como o futebol, basquetebol, andebol e atletismo.
O clube de Xadrez é já uma imagem de marca da instituição com alunos sagrados campeões distritais e nacionais. O Campeonato Europeu de Jovens deste ano, decorre entre 19 a 30 de agosto, em Riga, Letónia, e conta com duas alunas do Clube de Xadrez do Colégio Português para representarem as quinas além fronteiras.
A instituição procura criar “um ambiente seguro, confortável e amistoso essencial para garantir uma aprendizagem bem-sucedida”, reforça José Loureiro. As metas curriculares são um objetivo a conquistar, mas os objeti- vos primários para cada criança passam por assegurar a sua felicidade e formação moral e consequentemente um futuro promissor e bem-sucedido.
Confiante nas histórias de sucesso de centenas de alunos que fizeram do Colégio Português escola de valores com objetivos traçados para o futuro, a instituição considera-se uma escolha consciente para os encarregados de educação mais exigentes.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS