Entrevista a Edson Santos
Vice-presidente e vereador do pelouro do Turismo e do Desporto da Câmara Municipal de Águeda
Através da liderança de Edson Santos no pelouro do turismo, Águeda ganhou outro rumo. O turismo cresceu de forma susten- tável. A oferta e a procura aumentaram significativamente nos últimos dez anos. A cidade ganhou visibilidade nos quatro cantos do mundo e hoje assiste-se à replicação da imagem de marca de Águeda – os chapéus coloridos – em diversos destinos.
Em entrevista à Litoral Magazine, o vereador a rma que a realização de eventos é uma solução para o desenvolvimento do turismo do concelho, na medida em que constituem uma vantagem competitiva, ajudam a combater a sazonalidade e complementam a oferta turística inerente em vários campos como a gastronomia, a natureza, os percursos pedestres, os museus, a arte e as tradições. Em Águeda, o turismo é uma atividade fundamentalmente exercida por pequenas empresas, o que aumenta a importância desse setor na economia e no desenvol- vimento local, uma vez que gera emprego e promove a inclusão social ao aproximar as pessoas.
Como é conhecida Águeda?
Águeda é sem dúvida “uma cidade criativa”!
A autarquia tem feito uma aposta muito forte na captação e organização de eventos de grande relevância. Planeamos eventos originais e acontecimentos alternativos para satisfazer a procura interna e externa. Nesse sentido estamos a construir um caminho para ser reconhecido como um destino criativo, que aposta sobretudo num mix que engloba a cultura, o desporto e a natureza, sempre com um forte sentido sustentável.
Que balanço faz do turismo em Águeda nos últimos anos?
Nos últimos anos, Águeda tem conseguido ótimos resulta- dos no que se refere a quantidade de visitantes nacionais e estrangeiros e, consequentemente, o crescimento económi- co das empresas, como é caso da restauração, da hotelaria, do alojamento local, e outras. Este crescimento da procura de Águeda como destino turístico acontece devido à consolidação de alguns eventos de caráter cultural, como é o caso do AgitÁgueda Art Festival – um fenómeno que já atravessou fronteiras -, os eventos de caráter desportivo como o Mundial de Motocross e recentemente o evento do Maior Pai Natal do Mundo.
Sentimos que as tendências da procura estão num processo de transformação. O visitante procura um ambiente familiar e um relacionamento mais próximo com a população local.
Quais são as potencialidades de Águeda, além do turismo de eventos?
Atualmente Águeda tem uma oferta turística satisfatória. Estamos a trabalhar para elevar a fasquia, e a aposta numa parceria com a CP para a dinamização do Comboio Histórico – o Vouguinha, evidencia isso mesmo.
Outra grande força responsável pela procura turística da região é o valioso património natural. A beleza da paisagem diferenciada do concelho é composta pela serra, de que se destacam as aldeias típicas de Lourizela e Macieira de Alcôba, pelos rios, pela Pateira de Fermentelos – a maior lagoa de água doce da Península Ibérica.
Além disso, a cidade conta com restaurantes de diferentes especialidades locais e nacionais, bares de diversão notur- na, museus e equipamentos de animação cultural de excelência como o Centro de Artes de Águeda.
Como é que a autarquia tem feito a promoção de Águeda?
As ações promocionais que a autarquia tem levado a cabo, seguem uma linha estratégica elaborada anualmente e que acompanha a tendência de mercado e a procura turística. Investimos na presença em feiras de turismo nacionais e internacionais, na divulgação dos eventos e das potenciali- dades turísticas em canais especializados, através das par- cerias. Escutamos e damos seguimento ao feedback dos visitantes.
Estamos também presentes nos canais digitais, nomeada- mente no site do município, e nas redes sociais como fa- cebook, instagram e youtube. Esta presença garante hoje uma visibilidade excepcional a baixo custo e com resulta- dos muito satisfatórios.
De forma global quais são as perspectivas para 2018?
Renovam-se para 2018 os objetivos de crescimento susten- tável, apostando na qualidade, inovação e diversificação da oferta turística em Águeda, bem como na afirmação “Águeda cidade criativa” e “mais colorida de Portugal!”.
A expectativa para este ano é elevada, não só pela aposta na qualidade e originalidade dos eventos promovidos e apoiados pela autarquia, mas também pela participação em diversas iniciativas de âmbito nacional e internacional. A nível internacional o município irá estar presente no evento comemorativo do Hiroshima Toyo Carp – um dos mais conceituados clubes de basebol profissional do Japão e do continente asiático – que irá reproduzir uma rua dos chapéus coloridos. Será um momento de aproximação de duas culturas, com grandes ganhos a nível de promoção do nosso concelho.
Que surpresas o município tem reservado para este ano?
Somos uma cidade criativa que, ano após ano, tem de se reinventar, a rmando-se como um destino capaz de criar e catapultar para o mundo eventos de grande atração turística. Temos dois grandes acontecimentos: o Mundial de Motocross e o AgitÁgueda.
O AgitÁgueda dispensa apresentações. Mundialmente conhecido como a festa dos guarda-chuvas coloridos, é uma explosão de cor e alegria, pela criatividade, pela música, pelos detalhes dos acontecimentos e pela diversidade cultural dos que participam no evento. Este ano acontece de 7 a 29 de julho.
O desporto é também uma estratégia de promoção turística do município. Quem gosta de velocidade e aventura encontra no Campeonato do Mundo (MXGP, MX2, Women) e do Europeu de Motocross (EMX250), nos dias 14 e 15 de abril, uma oportunidade de vibrar com as manobras e habilidades de alguns dos melhores pilotos da atualidade em duas rodas
Fonte da Foto: Litoral Magazine | Edição nº59 Fevereiro 2018
Facebook
Instagram
YouTube
RSS