O Chef do The Yeatman Hotel, Ricardo Costa, foi eleito para o Top 100 do ranking “The Best Chef”, disputando assim o galardão de melhor chefe do mundo, que será anunciado de 13 a 15 de setembro, em Amesterdão.
Ricardo Costa, natural de Aveiro, foi um dos primeiros anunciados pela organização, sendo uma estreia no ranking, que inclui chefes de cozinha de 35 países. Para o Chef do The Yeatman Hotel, premiado com duas Estrelas Michelin, destaca-se o facto de “valorizar a gastronomia portuguesa, mostrando o melhor que Portugal tem para oferecer, os seus produtos locais e receitas tradicionais, preparadas com um toque contemporâneo e técnicas inovadoras”.
Na lista de 2020, o primeiro lugar coube a René Redzepi, do Noma, em Copenhaga, tendo o português José Avillez, do Belcanto, marcado presença, ocupando o 70º lugar.
A votação para os prémios, divididos em nove categorias, é feita por profissionais ligados ao mundo da gastronomia que escolhem entre 200 nomes: os 100 que integram a lista do ano anterior e outras 100 “caras novas” que entram na corrida pela primeira vez – é aí que se integra Ricardo Costa.
Para além da votação do júri, o “The Best Chef” inclui também uma votação do público, a Fol-Lovers, que decorre durante julho.
Ricardo Costa mostrou-se entusiasmado por representar “não apenas o The Yeatman, como Portugal”, afirmando que “É importante posicionar o país e a gastronomia portuguesa nos rankings e prémios internacionais, voltando a atrair atenções do mundo para o nosso país, numa altura tão desafiante e em que a retoma do turismo irá incidir sobre os destinos que melhor se posicionarem no panorama internacional.”
Recorde-se que Ricardo Costa está há 11 anos à frente do estrelado restaurante do The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, e o seu trabalho distingue-se pela “integração com o conceito vínico inovador do hotel, que se assume uma embaixada dos vinhos portugueses de qualidade”.
Veja ainda a entrevista do Chef para a Litoral Magazine:
Facebook
Instagram
YouTube
RSS