A cidade dos canais acolhe um espaço que faz jus ao nome do restaurante e às tradições de uma cidade marcada pela água.
O porto para embarcar numa viagem ao sabor do mar e atracado nas raízes da tradição é o restaurante Cais do Pescado. O espaço – localizado no Cais dos Mercantéis e vizinho do Mercado do Peixe – está implementado num edifício que respira a história da arquitetura do ferro da primeira metade do século XX. A imponência das janelas garante uma vista privilegiada para a Ria de Aveiro e as fachadas coloridas das casas que pincelam a zona da Beira Mar de cor e energia.
O cenário perfeito para degustar uma ementa que tem como matriz o peixe fresco da bancada e o marisco vivo do aquário que estão à disposição para serem pesados e confecionados no rés-do-chão, num ambiente inspirado nas tradicionais cervejarias. A decoração e a sofisticação estão presentes em apontamentos marítimos marcados pela originalidade e bom gosto. As paredes azuis do artista Fedor, no primeiro andar, emergem-nos num ambiente que é um verdadeiro mergulho num oceano com apontamentos dourados que imprimem elegância ao ambiente. O receituário português e a frescura do peixe fresco renascem numa cozinha que respira a mestria, a originalidade e o talento do Chef.
Aqui o bacalhau, as enguias, os mariscos e o peixe do dia dão origem a pratos que fazem parte das nossas memórias de conforto, como amêijoas à bolhão pato, chocos fritos, polvo com puré de pimentos, mexilhão à espanhola e gambas ao alho para entrada. Já nos pratos principais fazem as delícias dos sentidos o arroz de línguas de bacalhau, a cataplana de polvo, o ensopado de peixe, a caldeirada de enguias e a massada de peixe e gambas.
A acompanhar o repasto de base tradicional e de apresentação elegante estão as melhores seleções vínicas da Bairrada e do Douro, que abrilhantam o espaço numa garrafeira que marca o primeiro piso pela elegância e originalidade, ao remeter a uma rede de pesca. A rematar em beleza esta mostra gastronómica de excelência e o serviço de uma equipa dedicada estão sobremesas que fazem as delícias dos comensais, como a delícia do cais, a trilogia de chocolate, o pudim de abade de priscos e o tártaro de fruta fresca e gelado. Uma experiência inesquecível, que será certamente “ouro sobre azul”.
CHEF CARLOS SALVADOR
Carlos Salvador nasceu em Vagos e formou-se em restauração. Antes de ingressar como chef do restaurante Cais do Pescado, em Aveiro, foi cozinheiro na Quinta do Éden. Tinha apenas 13 anos quando entrou no setor, incentivado pelo seu irmão.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS