Serão 204 bicicletas novas, 20 estações e 308 docas. A ativação das novas BUGAS está prevista para o final deste ano.
De acordo com o comunicado divulgado, no dia 3 de junho, pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), o Tribunal de Contas visou o contrato entre a autarquia e o agrupamento constituído pela MEO, Soltráfego e Lightmobie, para a criação do novo sistema BUGA – sistema público de bicicletas partilhas na Cidade de Aveiro.
Neste sentido, está a ser desenvolvido o design, o fabrico das novas bicicletas e respetivas docas, seguindo-se a instalação das anteriores. Em paralelo prossegue também o desenvolvimento da app móvel através da qual será possível gerir e utilizar este sistema.
Com um investimento por parte da CMA de 718.873,50 euros, serão fornecidas 204 bicicletas novas e instaladas 20 estações com 308 docas, sem esquecer o sistema integrado e inteligente de gestão dos veículos de mobilidade suave, sendo a sua utilização paga.
Integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro (PEDUCA), a nova BUGA assume um papel muito importante ao garantir, por um lado, o rápido e fácil acesso aos utilizadores e, por outro, o cumprimento dos seguintes objetivos estratégicos:
- Promover a utilização dos transportes públicos em detrimento do automóvel privado;
- Promover a acessibilidade universal, enquanto fator de inclusão e justiça social;
- Valorizar o uso da bicicleta e das deslocações pedonais, através da melhoria da perceção de conforto e segurança no trajeto;
- Promover o ambiente e hábitos de vida mais saudáveis, numa lógica de promoção da prática desportiva;
- Com a devida articulação com outros projetos que estão em desenvolvimento, nomeadamente o ‘Aveiro STEAM City’ e o ‘Card4all’, a CMA aposta no desenvolvimento de uma solução ‘Mobility as a Service’ (MaaS), através da qual pretende transformar o sistema de mobilidade integrando diferentes serviços de transporte num único serviço de mobilidade acessível através de uma plataforma integradora. A solução de gestão inteligente preconizada para a “BUGA 2” permitirá uma fácil integração nessa solução ‘MaaS’, reforçando, assim, a aposta numa estratégia de mobilidade sustentável e inteligente;
- Continuar a apostar e a investir na introdução no modo elétrico (autocarros da Aveirobus, viaturas ligeiras de serviço CMA, carregadores para automóveis e moliceiros) e na promoção dos modos suaves de mobilidade.
Com a ativação da BUGA 2 será lançada uma ação de promoção da utilização da bicicleta privada (‘BUGA 3’), por forma a que seja crescente a utilização da bicicleta nos circuitos casa/trabalho no município de Aveiro.
Fonte da foto: Viagens à Solta
Facebook
Instagram
YouTube
RSS