Este selo, atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, reconhece a qualidade da água balnear das praias.
Segundo noticia o Diário de Aveiro, a região de Aveiro “conserva os mesmos galardões do ano passado (14) distribuídos por sete concelhos: Aveiro (São Jacinto), Espinho (Baía e Silvalde), Ílhavo (Barra e Costa Nova), Murtosa (Monte Branco e Torreira), Ovar (Cortegaça, Furadouro e Torrão do Lameiro/Marreta), Sever do Vouga (Quinta do barco) e Vagos (Areão, Labrego e Vagueira)”.
A nível nacional, a associação ambientalista classificou 381 praias portuguesas com este selo, mais seis em relação a 2019. Destas, 321 são praias costeiras, 54 são interiores e seis são de transição.
A Quercus apela aos portugueses para que, neste desconfinamento, façam “um atempado planeamento das suas deslocações às praias” e que consultem a aplicação ‘InfoPraia’ da Associação Portuguesa do Ambiente (APA), para evitar aglomerados no areal e nos acessos às zonas balneares.
A atribuição do selo ‘Qualidade de ouro’ obedece a um conjunto de critérios de avaliação da água balnear, que deve ser classificada como excelente nos últimos cinco anos (2015 a 2019) e não pode ter registrado qualquer tipo de episódio de desaconselhamento ou proibição da prática balnear.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS