Foi em Estarreja que nasceu, há pouco mais de um ano, a Ginja de Aveiro que pretende afirmar-se no universo de iguarias da região, e não só.
A primeira garrafa de uma nova especialidade aveirense saiu para o mercado a 1 de Fevereiro de 2020, mas com a entrada em cena da pandemia de COVID-19, as condições tornaram-se adversas para este negócio que se encontrava de vento em popa, à semelhança do que sucedeu com outros sectores da economia.
Francisco Carlos, mentor da bebida, lamenta que “neste estado de coisas, as pessoas não querem ouvir falar em novidades”.
O comerciante, natural de Pardilhó, no concelho de Estarreja, explica o que esteve na génese da Ginja de Aveiro. “Já há a Ginja de Óbidos, de Alcobaça, Leiria e de muitos outros locais, mas isso não invalida que não se possa falar numa Ginja de Aveiro”, esclarece.
Francisco tem a esperança de que “a Ginja de Aveiro possa vir a ter o reconhecimento que o seu sabor merece, já que o momento de lançamento veio a revelar-se menos próprio”. “Mesmo assim, estamos a ter um retorno muito positivo e acredito que há lugar no mercado para a Ginja de Aveiro”, conclui.
Bebida com ADN aveirense
“Esteve sempre na minha memória este tipo de bebida tradicional feita com ginjas da nossa região”. Mas Francisco Carlos queria ir mais longe, pois achava que se outras partes do país a tinham, porque não Aveiro?”, adiantando que “Aveiro tem a vantagem de ter algo que a diferencia e que, se adicionado à ginja, resulta numa bebida simplesmente divinal”.
Neste sentido, foi adicionado o creme de ovos à receita original que acrescentou o ADN aveirense, que, porventura, faltaria à bebida para ser adotada pela cidade.
“Ficou com um sabor incomparável e características únicas”, garante.
A Ginja de Aveiro apresenta-se em garrafas de 70cl e de 100ml, estas últimas preparadas a pensar nos turistas.
Receita Tradicional
A “Ginjinha” é um licor tradicional português que se pode beber em Lisboa, como Óbidos, Alcobaça, e agora Aveiro junta-se ao mapa.
É feita a partir de álcool e obtida a partir da fruta da ginja, fruta muito semelhante à cereja. A receita tradicional usa apenas produtos naturais, sem quaisquer conservantes artificiais na sua produção.
O licor é uma mistura de doce e amargo, com um toque de canela, e é normalmente servida em pequenos copos, chamado “shot, devendo ser bebida de uma só vez.
Fonte da foto: Facebook da Ginja de Aveiro
Facebook
Instagram
YouTube
RSS