Adora água e aos 16 anos descobriu a paracanoagem, desporto que desde então pratica. Considera-se muito competitivo, o treino permite-lhe descontrair com os amigos e abstrair-se dos problemas do dia-a-dia, já a competição prepara-o para a vida. Na sua curta carreira de apenas dois anos já conta com doze medalhas, oito de ouro e quatro de prata. Vai competir no Mundial e no Europeu e ambiciona apurar-se para os jogos paralímpicos de 2020 em Tóquio. Mas como diz sempre “um passo de cada vez”.
PISCINAS MUNICIPAIS DE ÁGUEDA
“Durante a minha infância o lugar de Águeda que mais me marcou foram as piscinas, ia lá bastantes vezes e guardo muitas e boas memórias daquele espaço”.
FERNANDO PIMENTA, EMANUEL SILVA E JOÃO BRINCO
“O primeiro nome leva Portugal aos lugares cimeiros da canoagem mundial. O segundo pela sua longevidade ao mais alto nível. E por último destaco o meu treinador João Brinco, porque além de me acompanhar nos meus treinos foi também ele um atleta reconhecido desta modalidade”
“SOMA E SEGUE”
“Esta frase tem para mim o significado de independentemente das situações com que me deparo serem positivas ou não, o importante é focar no futuro e continuar a enfrentar a vida da melhor forma possível”.
ÁGUEDA AMIGA DO DESPORTO
“Nos últimos anos a cidade modernizou-se bastante e tornou-se mais atrativa e dinâmica. Também no que diz respeito ao desporto tem existido um maior número de eventos e isso é bastante positivo. O lema do desporto em Águeda é “Desporto é Vida”, e isso resume a essência do município. Há uma atenção especial com a dinamização da prática desportiva junto de todos os públicos.
TREINAR
“Todos os dias procuro dedicar-me ao máximo à prática desportiva e não passo um dia sem treinar”.
PASTEL DE ÁGUEDA
“Sendo aguedense é praticamente impossível não mencionar o Pastel de Águeda, penso que esse é mesmo o meudoce favorito”.
PROMOVER O DESPORTO ADAPTADO
“Ao longo dos anos a prática do desporto adaptado tem se desenvolvido, no entanto penso que falta ainda alguma divulgação de forma a promover esta vertente desportiva. As pessoas com deficiência tendem a tornar-se mais fechadas e necessitam de ser despertadas para a possibilidade de praticar desporto independentemente da sua condição física ou psicológica. Ao nível governamental penso que deveria haver mais apoios para quem pratica o desporto adaptado, porque constantemente existem despesas a que é necessário fazer face e os apoios são muito poucos”.
PARACANOAGEM
“Gosto bastante de desporto, especialmente da modalidade que pratico. Penso que com trabalho e dedicação poderei conseguir alcançar bons resultados ao longo da minha carreira e espero também inscrever o meu nome na historia da modalidade”.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS