Foto: João Quintaneiro
As Câmaras Municipais de Aveiro e Oliveira do Bairro estão unidas na criação de uma rede de percursos em volta da Pateira de Fermentelos.
Prepare-se para desfrutar da natureza no seu estado mais puro na Pateira de Fermentelos, a maior lagoa natural da Península Ibérica. A requalificação e valorização da Pateira de Fermentelos, com a criação de percursos pedonais e cicláveis, nos municípios de Aveiro e Oliveira do Bairro foi adjudicada à empresa Recolte Serviços e Meio Ambiente, pelo valor de cerca de 433 mil euros, mais IVA, dos quais 108 mil correspondentes ao troço de Aveiro.
O percurso pedonal e ciclável vai fazer a ligação dos Parques Ribeirinhos de Requeixo e do Carregal, “de grande importância para a qualificação e valorização do território, nomeadamente da zona da Pateira”, descreve a Câmara Municipal de Aveiro em comunicado. É ainda referido que esta obra da Polis Litoral Ria de Aveiro foi acordada pela Câmara Municipal de Aveiro, que pagará na sua totalidade o valor relativo ao troço de Aveiro. Nesta fase o município de Águeda optou por não participar no projeto, de acordo com informação noticiada no Diário de Aveiro.
A empreitada faz parte de uma rede de percursos em volta da Pateira, tendo por objetivo a “promoção da continuidade do percurso enquanto espaço pedonal e ciclável não motorizado, a ligação do percurso a caminhos agrícolas existentes, a promoção de descontinuidade da utilização motorizada (como forma de não induzir o uso por veículos e meio de proteção dos valores existentes), a promoção de espaços de estadia, de atividades lúdicas e de contemplação da paisagem, a promoção de plataformas e espaços de apoio à pesca, a criação de uma identidade de intervenção pelo reconhecimento da “imagem/produto” e pela leitura da intervenção, o ordenamento e proteção dos espaços contíguos ao percurso, a preservação e promoção dos sistemas naturais existentes e a recuperação ambiental de espaços”, de acordo com a autarquia aveirense em comunicado.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS