No âmbito do projeto U-Bike, no dia 24 de novembro, a Universidade de Aveiro iniciou a distribuição de bicicletas à comunidade académica que visa reduzir as emissões de carbono.
Foram distribuídas, gratuitamente, 97 bicicletas elétricas e 142 convencionais, num regime de longa duração, equipadas com GPS que monitoriza as distâncias percorridas e permite perceber o impacto da utilização da UAUBike.
O projeto é dedicado a todos os elementos da Universidade de Aveiro que são utilizadores individuais de veículo motorizado e que se desloquem a pelo menos um dos três campus da universidade (Santiago, Águeda e Oliveira de Azeméis).
O objetivo desta iniciativa é estimular a mobilidade urbana multimodal sustentável e ajudar a alcançar a neutralidade nas emissões de CO2 até 2050 e, para tal, os selecionados comprometeram-se a fazer 16 mil quilómetros por semana.
A UA pretende, ainda, implementar infraestruturas adequadas e seguras (estacionamento) e desenvolver novos produtos e serviços ligados às bicicletas. Assim, já introduziu a ciclo-logística para entrega de correio e pequenos volumes entre os edifícios do campus.
A ideia parece agradar à comunidade académica aveirense, já que, foram recebidas mais de 400 candidaturas nesta primeira fase. O procedimento para a atribuição da bicicleta implica uma candidatura e a assinatura de um contrato de utilização e está previsto novo concurso em janeiro.
O projeto U-Bike é cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (PO SEUR), Portugal 2020 e EU, através do fundo de coesão e contou com um investimento total de 328 416,21€.
Fonte da foto: Diário de Aveiro
Facebook
Instagram
YouTube
RSS