Grande Regata dos Moliceiros é o evento mais esperado do fim-de-semana, dando início um projeto artístico internacional.
De 29 de junho a 1 de julho, a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) promove a 6ª edição do Ria de Aveiro Weekend (RAW), em parceria com os seus 11 municípios associados.
Tendo como evento âncora a realização da Grande Regata dos Moliceiros da Ria de Aveiro, o RAW 2018 constitui uma iniciativa de promoção da Região de Aveiro, com o objetivo de diversificar e qualificar a oferta turística em todo o território.
Ao longo de três dias, mais de 50 eventos de arte, cultura, desporto e gastronomia, distribuídos pelos 11 municípios, convidam a descobrir a Região de Aveiro, os seus lugares, sabores, tradições e criatividade.
A Grande Regata dos Moliceiros acontece na tarde de sábado, dia 30 de junho, e reveste-se, este ano, de um espírito ainda mais festivo, contando com um programa de animação complementar que integra atividades musicais e educativas, convidando o público a viver mais intensamente esta icónica tradição. Os momentos de animação da regata acontecem tanto na sua partida, no Porto de Abrigo da Torreira, na Murtosa, como à chegada dos moliceiros aos Canais Urbanos de Aveiro. Na manhã de domingo, dia 1 de julho, será realizada a exposição e competição das pinturas dos painéis dos moliceiros no cais da Fonte Nova, sendo organizadas atividades pedagógicas para famílias que visam valorizar este riquíssimo património da região e do país.
A Grande Regata dos Moliceiros de 2018 marca igualmente o arranque de um projeto artístico de grande envolvimento comunitário, a desenvolver em parceria com a companhia Walk The Plank.
Walk the Plank é uma companhia inglesa baseada em Liverpool com um longo currículo internacional que inclui espetáculos tão notáveis como a abertura de Capitais Europeias da Cultura, a cerimónia inaugural dos Jogos da Commonwealth, entre muitos outros eventos de grande impacto visual e mediático, trabalhando sempre em conjunto com as comunidades locais e em estreita ligação com os seus contextos e culturas e tendo o “meio aquático” como seu “habitat natural”.
Rendidos às potencialidades da Ria de Aveiro e ao caráter único da tradição dos moliceiros, John Wassel e Liz Pugh, fundadores da Walk the Plank irão acompanhar a edição de 2018 da Grande Regata dos Moliceiros. A sua presença irá dar início a um processo de capacitação e criação colaborativa, que se manterá ao longo dos próximos 12 meses, e que terá como resultado um grande espetáculo aquático que coincidirá com a Grande Regata de 2019, celebrando o seu elevado valor simbólico e afetivo.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS