©Website Porto de Aveiro
O anúncio foi feito pelas administrações dos dois portos a 22 de fevereiro. O concurso público tem como objetivo modernizar a tecnologia VTS – Vessel Traffic Service para melhorar a segurança da navegação nos portos e permitir a comunicação com equipas de auxílio socorro.
Em comunicado no site oficial do Porto de Aveiro, é referido que o projeto “permitirá desenvolver nestas Administrações Portuárias, um sistema de controlo do tráfego de navios mais moderno e eficaz, disponibilizando infraestruturas portuárias dotadas de condições de segurança na navegação substancialmente reforçadas e, por conseguinte, contribuir para a captação de novos serviços marítimos nos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz”.
O sistema VTS permite monitorizar o tráfego marítimo ao acompanhar o movimentos dos navios enquanto garante a segurança da navegação em zonas limitadas ou com restrições.
Consequentemente reduz o risco de acidente ao evitar danos, sobretudo para o ambiente. Este é um sistema de “Radar, de AIS (Automatic Identification System), RDF (Radio Direction Finder), dados meteorológicos e comunicação rádio em VHF”, referem os portos marítimos.
O investimento base é de 2.975.000,00 Milhões de Euros. A modernização do VTS do Porto de Aveiro vai custar 2 milhões, a do Porto da Figueira da Foz custará 975 Mil. Os trabalhos são financiados pelo fundos comunitários no âmbito do Programa Sustentável 2030, até ao montante de 1,2 milhões de euros.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS