© Toyota
Diretamente de Ovar para Paris, é a partir da Fábrica Toyota Caetano Portugal que chegam à capital francesa os veículos elétricos a usar durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024. De 26 de junho a 8 de setembro, Portugal e o distrito de Aveiro estão sempre presentes em Paris graças aos 250 exemplares do Microcarro 6e Acessible People Mover (APM).
Desenvolvidos na Bélgica e produzidos em Portugal, estes veículos vão transportar atletas, voluntários, organização, espectadores com limitações de mobilidade ou deficiência e ainda pequenas cargas de mercadorias. Além disto há um carro que funcionará para assistência médica.
Os carros produzidos pela fábrica de Ovar vão estar por todo o lado onde haja Jogos Olímpicos, incluindo na famosa aldeia olímpica. A produção surge devido ao facto de a marca ser parceira de mobilidade dos Comités Olímpico Internacional (COI) e Paralímpico Internacional (IPC). Inserido nos APM estarão ainda os “e-puller”, os puxadores elétricos de cadeiras de rodas que convertem os modelos clássicos “numa solução de mobilidade elétrica alimentada por bateria”, lê-se no site da Toyota.
As 250 unidades vão ser produzidas no âmbito de um projeto de 10 milhões de euros, inserido no Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). A produção arranca em fevereiro deste ano. O protótipo foi apresentado no passado dia 9 de janeiro, com direito a “Test Drive” por parte do Primeiro-Ministro demissionário, António Costa. OS APM atingem uma velocidade máxima de 20km/h e têm uma autonomia de 100km.
Com a produção destes veículos o distrito de Aveiro ganha nova projeção além fronteiras.
Os Jogos Olímpicos começam a 26 de julho e terminam a 11 de agosto. Seguem-se os Paralímpicos, de 28 de agosto a 8 de setembro.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS