A Universidade de Aveiro vai conseguir processar milhares de testes por dia, graças a uma plataforma digital que combina testagem por saliva e testagem rápida com “kit” de antigénio.
A Universidade de Aveiro vai contribuir para a massificação dos testes COVID através de uma plataforma digital que combina a testagem por saliva e a testagem rápida com “kit” de antigénio. Segundo um comunicado da Universidade, “a validação dos novos métodos será feita brevemente através da testagem de toda a academia de Aveiro (mais de 15 mil testes num dia único) seguida de testagem contínua por amostragem, com testes de saliva RT-PCR de alta sensibilidade”.
A plataforma irá permitir à UA processar “milhares de testes por dia”, avança o estabelecimento, tendo em conta de que “após desenvolver um novo método de testagem do SARS-cov-2 através de amostras de saliva”. O instituto de Biomedicina da Universidade de Aveiro (Ibimed) acaba de dar a autorização ao desenvolvimento da plataforma de registo e envio de resultados de testagem. A plataforma digital foi desenvolvida em parceria com a empresa BMD Software, localizada no Parque da Ciência e Inovação de Aveiro.
“O Ibimed tem um papel ativo e inovador no combate à COVID-19, tanto ao nível da testagem do SARS-cov-2 de alta sensibilidade por RT-PCR, como na vigilância das suas variantes por sequenciação genómica, tendo em realizado mais de 35 mil testes de RT-PCR, em colaboração com uma vasta rede de 145 instituições regionais”, afirma Manuel Santos. Entre as instituições referidas estão os Centros Hospitalares do Baixo Vouga e de Entre o Douro e Vouga, os agrupamentos de centros de saúde, as creches e lares da região de Aveiro e de Viseu-Dão Lafões, em articulação com a Cruz Vermelha Portuguesa, o Instituto de Segurança Social e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
A capacidade de testagem do Ibimed aumentou significativamente de 70 a 90 testes por dia no início de Abril de 2020, para 400 testes por dia atualmente. Os novos laboratórios de Medicina do Genoma do Ibimed entraram em funcionamento em Agosto de 2020, tendo melhorado consideravelmente as suas condições de trabalho.
Fonte da foto: Exame
Facebook
Instagram
YouTube
RSS