As três obras da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), a serem apresentadas amanhã, totalizam um valor de 35 milhões de euros para a proteção dos terrenos do Baixo Vouga lagunar. Um dos projetos será a construção da Ponte-Açude do Rio Novo do Príncipe, em Cacia, que será brevemente adjudicada ao empreiteiro vencedor do concurso.
O congresso da Região de Aveiro termina amanhã e o outro projeto a apresentar, a partir das 11 horas, nas instalações da Colectividade Popular de Cacia, é o “Sistema de Defesa Primário do Baixo Vouga Lagunar”, que se encontra em fase de avaliação do Estudo de Impacte Ambiental, designadamente, na recolha de pareceres de entidades.
A ponte-açude vai custar mais quatro milhões do que o esperado. Já a terceira obra, a ser apresentada amanhã, é a qualificação da margem Sul do Rio Novo do Príncipe, que se encontra em fase de elaboração do projeto. Cada um dos três projetos tem diferentes apoios, sendo a ponte-açude ajudado pelo POSEUR-Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, enquanto o “sistema de defesa” pelo Programa de Desenvolvimento Rural de Portugal e a qualificação da margem sul do rio pela Assistência à Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa (REACT-EU).
Embora a execução dos dois principais projetos destes três – a ponte açude e o “sistema de defesa” não se encontrarem ainda garantidos, o presidente da CIRA, está confiante que isso irá acontecer.
O congresso mantém aberta, até amanhã, “a discussão e debate dos principais assuntos e projetos da região, com particular destaque para a questão da mobilidade, o ambiente, a educação e o património”.
Nestes dias, já abordou a candidatura do barco moliceiro a património da UNESCO, realizou as conferências da floresta, das bibliotecas municipais, da rede de ciclovias, sobre a ria de Aveiro, e do educar@/ Observatório do ensino profissional.
O programa integrou, ainda, a regata de moliceiros do passado sábado, as reuniões do Conselho Estratégico, do Conselho Intermunicipal e da Assembleia Intermunicipal da CIRA e a inauguração das rotas “Verde” e “Dourada” da Grande Rota da Região de Aveiro.
Fonte da Foto: Nautica Portugal
Facebook
Instagram
YouTube
RSS