Foto: Aveiro Tours
É possível passear, fazer workshops e visitas guiadas. Uma descoberta pela Vista Alegre reconvertida num complexo turístico e cultural. Há muito para ver e fazer, deixamos-lhe aqui algumas sugestões do que vai acontecer nos próximos meses de fevereiro e março, mas não só. Fique atento!
1. Bairro Operário
O Bairro Operário da Vista Alegre nasceu em 1824 a partir da fundação da Fábrica de Porcelanas Vista Alegre por José Ferreira Pinto Basto. Tinha como objetivo albergar os trabalhadores oriundos de todo o país, e desta forma incentivar a sua formação artística através da educação escolar e de atividades culturais como o teatro (atual Laboratório das Artes) ou a banda de música. É possível embarcar numa viagem ao passado e conhecer as histórias do bairro através de uma visita guiada contada na primeira pessoa. As visitas são diárias, mediante marcação prévia e necessitam no mínimo de 15 pessoas.
2. Museu Vista Alegre
Inaugurado em 1964, foi recentemente amplificado e requalificado. O Museu retrata a história da fábrica e o seu espólio conta com mais de 30 mil peças.
Visita Guiada ao Museu
A viagem pelo mundo das artes decorativas e da indústria cerâmica no Museu da Vista Alegre, inclui também visita à Oficina de Pintura Manual da Fábrica e à Capela da Nossa Senhora da Penha de França, de finais do século XVII, classificada como Monumento Nacional.
Visita Não Guiada ao Museu
O programa inclui uma visita guiada à Capela da Nossa Senhora da Penha de França e uma introdução na receção do Museu da Vista Alegre.
Visitas Oficinas e workshops
Para quem gosta de colocar as “mãos na massa”, tem sempre a oportunidade de iniciar na arte da decoração cerâmica, aprendendo competências básicas da pintura a pincel, com acompanhamento de pintores especializados da Vista Alegre. Este programa inclui a visita guiada ao Museu Vista Alegre e a visita à Oficina de Pintura Manual da Fábrica. “Vista Alegre, Arte e Pintura” realiza-se diariamente, mediante marcação prévia, e tem um custo de 22,50 euros. Necessita no mínimo de 10 participantes e inclui material, presença de um pintor profissional, cozedura e embalagem das peças.
“Eu Sou Ceramista, Oficina de Pintura” é outra das opções para dar asas à imaginação e explorar a cor e o desenho através de pintura com tintas acrílicas. Também inclui visita guiada ao Museu Vista Alegre e Oficina de Pintura Manual da Fábrica e necessita no mínimo de 10 participantes. Realiza-se diariamente, mediante marcação prévia, e tem um custo de 16 euros por pessoa.
Visitas para grupos: ler aqui
3. Agenda fevereiro e março
“Escutar memórias” – 16 de fevereiro
No dia 16 de fevereiro, das 17h às 18h, em “Escutar Memórias”, o Museu Vista Alegre abre os recônditos lugares das suas memórias para partilhar alguns dos segredos das suas coleções, materializados em fotografias, documentos e objetos que pertenceram à Banda e aos Orfeões da Vista Alegre. Neste dia, os visitantes serão desafiados a abrirem as caixas arrumadas nos armários e a descobrir, de novo, a vida da música e a música da vida.
CRASSH – “A Música tem Vista Alegre” – 16 de março
A 16 de março, das 10h30 às 12h30, de entrada gratuita, o Museu Vista Alegre convida a participar num workshop com os CRASSH, e a descobrir que a música tem Vista Alegre. Os participantes vão poder explorar as sonoridades musicais provenientes da porcelana recorrendo ao corpo, à voz e a vários instrumentos. As atividades são para todas as idades, níveis e gostos musicais, e o único requisito é o interesse pela música. Os participantes deverão fazer a inscrição prévia até três dias úteis por email ou telefone.
Ler mais sobre “Escutar memórias” e CRASSH em: Notícias de Aveiro
Há ainda muito para descobrir, um hotel de cinco estrelas, um teatro e lojas.
Informações úteis:
Horário Museu Vista Alegre > out – abri: diariamente das 10h às 19h | mai – set: diariamente das 10h às 19h30
Encerra de 1 de janeiro, domingo de Páscoa e 25 de dezembro.
234 320 628 | museu@vistaalegre.com
Carrega aqui para ver: Horários e Bilhetes
Facebook
Instagram
YouTube
RSS