Quem visita Aveiro tem, desde setembro de 2023, um hotel de 5 estrelas à disposição. O MS Collection – Palacete de Valdemouro é o primeiro da categoria na cidade, mas quem passa à porta do nº50 da Rua José Estevão pode nem desconfiar do que se encontra lá dentro. “Trata-se de um hotel de charme, inserido num edifício histórico do séc. XVIII, totalmente reabilitado e restaurado, outrora residência do pai e família de Eça de Queiroz”, lê-se numa nota à imprensa enviada pelo hotel.
Recebidos por uma longa escadaria em madeira e um trintanário vestido ao estilo de Eça de Queiroz, entrar no MS Collection é recordar a vida e obra do autor, mas também algumas das mais importantes características de Aveiro.
À esquerda da porta uma escrivaninha de Eça, acompanhada por um móvel com gavetas usadas pelo escritor para “categorizar” assuntos. Atrás, uma porta de acesso direto para a sala “Eça de Queiroz”, com inúmeros livros, fotos e objetos do escritor. Os tons vermelhos e dourados desta pequena biblioteca realçam o legado de Eça e convidam os clientes a “usufruir de todos os livros que aqui estão”, dando-lhes ainda “a possibilidade de comprar obras, mesmo em línguas estrangeiras”, refere João Moita da Silva, diretor de operações da marca MS Collection.
As marcas deixadas por Queiroz estão espalhadas por todo o edifício, seja nas cores, na decoração ou nos mimos deixados aos hóspedes. Dos corredores aos quartos, o ambiente de charme e requinte compactua com pormenores tirados das obras do escritor ou de peças “compradas, sobretudo em Paris, para trazer um pouco mais dessa experiência a quem visita o hotel”.
Com 4 pisos e 39 quartos, o MS Collection de Aveiro divide as acomodações em 3 categorias: 10 quartos “Temáticos”, 20 “Clássicos” e 9 “Signature”. No 3º piso abre-se a porta a um dos Signature, um quarto “standard”, onde salta à vista a inspiração na Arte Nova, característica da história aveirense. Um piso abaixo, as Suites. No total há 2 e todas com nomes de personagens das obras de Eça de Queiroz, uma característica presente noutros quartos do hotel. Ampla e requintada, a suite Afonso da Maia é exemplo de uma ideia com foco em “tentarmos dar espaço e conforto a quem nos visita. O cliente procura espaço e às vezes viaja em família.”. Por isto mesmo, o corredor de acesso “tem uma porta que conseguimos fechar e transformar o piso todo para um cliente só. Pode ser o dobro desta (suite)”, refere João Silva, o anfitrião da visita. E acrescenta, justificando: “Já tivemos um pedido de estadia de 4 meses”.
O 1º piso do hotel é uma oportunidade para conhecer as “jóias de coroa”, como diz Margarida Antão. A diretora geral da marca MS Collection refere-se aos únicos dois Palacete Premium do hotel, os quartos Maria Eduarda e Carlos da Maia, os protagonistas d’Os Maias.
Em cada quarto traços de personalidade das personagens. No primeiro imperam os tons rosa, acompanhados por apontamentos em dourado e uma pequena zona de estar com lareira. No segundo, salta à vista um verde forte que contrasta com as cores laranja da cama e o preto de alguns móveis, uma característica “já mais pesada e vinda de um personagem principal de um livro como Os Maias”, descreve Margarida Antão.
Cada estadia no MS Collection é pontuada por pequenos detalhes que, para João Silva, são um dos aspetos mais importantes no serviço ao cliente. O mesmo refere que “todos os pormenores são tidos em conta para que a experiência seja diferenciadora não pelas cinco estrelas que estão na porta, mas por tudo o que existe cá dentro”. Outros exemplos disso são as cartas de boas-vindas deixadas nos quartos ou o serviço de “fim de tarde”. Em cada um deles uma mensagem inspirada nos manuscritos de Eça.
A completar 3 meses de abertura, “temos tido clientes que vêm 2 e 3 vezes que pedem quartos diferentes para conhecer um pouco do que temos para dar”, refere Margarida. A explicação antecede a descida ao piso principal, local onde estão localizados os quartos Palacete, que têm acesso direto ao exterior, com uma pequena varanda”. É também neste piso que se localiza o restaurante Prosa, um dos destaques do MS Collection. Mas antes de uma refeição descemos ao Moments SPA, uma marca exclusiva para os hotéis 5 estrelas do grupo MS. Criado de raíz, o espaço é aberto ao público externo e conta com 3 salas de tratamento (1 de casal), piscina interior aquecida, jacuzzi, sauna, banho turco, duche sensorial e ginásio. Um olhar acima da cabeça leva-nos de volta ao piso principal, através do fundo envidraçado da piscina exterior.
Com consultoria do premiado Chef Rui Paula, o Prosa tem 40 lugares e várias vidas ao longo do dia. É sala de pequenos-almoços, almoços e jantares. Aberto à cidade, “o restaurante tem funcionado muito bem”, diz João Silva. Na carta há “pratos muito ligados à ria e à cidade de Aveiro”, já que o “objetivo é pegar em produtos que existam aqui e enaltecê-los”, realça Rui Paula.
Na apresentação daquelas que são algumas das propostas gastronómicas para os programas de Natal e Passagem de Ano, o Chef deixou elogios a Aveiro: “Tomara muitos países terem uma cidade como esta”. Sobre os menus, os interessados podem contar com Pá de Cabrito e Tupinambor. Romesco e Maresia na sua Plenitude, para o almoço natal. A última noite do ano traz Pincho de lavagante, Tártaro de Carabineiro, Tomate Marinado e Salmonete, Mandioca, Caju para o jantar. Em qualquer dos períodos festivos há mais pratos para degustar. “O MS Collection Aveiro disponibiliza um Programa de Natal que inclui duas noites de alojamento (aplicável entre 23 e 25 de dezembro) com pequeno-almoço e a opção de ceia ou almoço de Natal. Já o programa de Ano Novo é “composto por duas noites de alojamento (aplicável entre 30 de dezembro e 1 de janeiro), em regime de pequeno-almoço e com jantar de passagem de ano, revela o hotel.
A escolha de Aveiro para abrir o primeiro hotel de 5 estrelas do grupo MS deu-se após observação de que “a cidade cresce de uma forma que já necessitava de um hotel como o nosso e que existe turismo que procura diferenciação”, reflete João Moita da Silva. Focado na cidade que acolhe o hotel, o diretor de operações acrescenta ainda: “Nós é que acabamos de chegar. Nós temos que viver com a cidade, crescer com a cidade e ser uma adesão à cidade. Precisamos de crescer com ela e queremos que ela cresça connosco”.
Com clientes nacionais e estrangeiros, qualquer passagem pelo hotel pode implicar uma ida atenta até ao pátio exterior, onde, além da piscina, está exposta a já muito cobiçada obra de Vhils “Scratching the Surface – Eça”, uma homenagem ao escritor português.
Para o futuro estão pensados novos projetos 5 estrelas. Margarida Antão adianta que “o MS Collection de Arouca será o segundo hotel 5 estrelas da marca, no Mosteiro de Arouca”, um trabalho de remodelação para tornar o espaço num resort de campo com uma “envolvente externa muito maior, Kids Club, piscina exterior e espaço para eventos”. Terá 50 quartos e dá continuidade à parceria entre o grupo MS e o Chef Rui Paula.
*A LM visitou o MS Collection de Aveiro a convite do próprio hotel.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS