À medida que vai avançando, a paisagem fica cada vez mais verde. A natureza no seu esplendor é certamente a memória mais viva que vai ter desta experiência.
Na ecopista de Sever do Vouga pode fazer passeios a pé, de bicicleta, em patins, trotineta e skate. Escolha a sua opção favorita e “dê corda aos sapatos”: à sua espera está um cenário natural único no qual o rio Vouga, o seu pitoresco vale e o património ferroviário da antiga linha do Vouga são os grandes protagonistas.
Embora a ecopista tenha início no antigo apeadeiro do Carvoeiro, em Águeda, e fim no apeadeiro de Cedrim, em Sever do Vouga, a maioria das pessoas só fazem o percurso de Paradela até à Foz, sempre com o Rio Vouga como companheiro de viagem.
Se optar por fazer este trajeto com uma extensão de cerca de 12 quilómetros, o ponto de encontro será na Estrada Nacional 16, na Rua Sra. da Guia. Irá percorrer o antigo troço da linha ferroviária do Vouga, passar por vários túneis, a centenária Ponte do Poço de Santiago e apreciar paisagens repletas de vegetação florestal. Chegado a Paradela, em Pessegueiro do Vouga, mais propriamente ao Largo da Estação, descanse na esplanada da antiga Estação de Paradela, com WC, balneários e serviço de aluguer de bicicletas.
Com um nível de dificuldade baixa e devidamente sinalizada com sinalética vertical e horizontal, a Ecopista do Vouga não apresenta declives acentuados, subindo ligeiramente na aproximação a Cedrim.
Fonte da foto: Vales Errantes
Facebook
Instagram
YouTube
RSS