Chegam do Plano de Recuperação e Resiliência os milhões do projeto HEVO-Aveiro. A tecnológica Fusion Fuel vai aplicá-los numa futura fábrica para produzir 2.100 toneladas de hidrogénio verde por ano. O anúncio da aprovação provisória por parte do Governo de Portugal para o financiamento foi feito na passada quarta-feira.
O hidrogénio produzido vai ser utilizado em vários processos industriais na áreas da cerâmica na região de Aveiro. De acordo com o Jornal de Negócios o projeto “prevê a instalação de eletrolisadores para a produção de hidrogénio verde com uma capacidade de 25 MW”. Citado pelo mesmo jornal, o diretor comercial da Fusion Fuel Portugal, Pedro Caçorino Dias, diz que “Vemos a descarbonização dos processos industriais de alta temperatura como uma oportunidade de negócio muito atraente para o hidrogénio verde. É um segmento que esperamos que impulsione um crescimento significativo à medida que surgem mais oportunidades para o hidrogénio verde”.
A palavra final é de Bruxelas, de onde terá de vir a aprovação do financiamento, inserido no programa Componente C14 do PRR, que promove a transição energética apoiando as energias renováveis, com foco na produção de hidrogénio e outros gases de origem renovável.
Cotada no índice americano Nasdaq, índice de ações com empresas da área tecnológica, já em 2023 a Fusion Fuel tinha obtido cerca de 17 Milhões de euros de financiamento para vários projetos.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS