Em Albergaria-a-Velha – o concelho com o maior número de moinhos inventariados da Europa – há um programa para descobrir de 6 a 7 de abril, no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos. Mas não só, Aveiro e outros municípios também vão aderir.
Albergaria-a-Velha
No fim de semana de 6 e 7 de abril, no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos, terá lugar pelo 13.º ano consecutivo o Dia dos Moinhos Abertos de Portugal. A Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha celebra nesses dias o seu quinto aniversário, com quatro visitas guiadas a diferentes núcleos. A participação é gratuita mas sujeita a inscrição através de turismo@cm-albergaria.pt até ao dia 4 de abril.
NO SÁBADO
A visita tem início às 14h00 e inclui paragens no Moinho do Maia, em Fial de Baixo, na Atafona, no Sobreiro e nos Moinhos do Chão do Ribeiro, em Mouquim.
NO DOMINGO
De manhã, às 10h00, a visita inclui o Moinho da Cova do Fontão e o Moinho do Ti Miguel, ambos no Fontão. À tarde, pelas 14h00, os visitantes podem conhecer o Moinho São Marcos de Baixo, em São Marcos, o Moinho de Baixo e os Moinhos Quinta da Ribeira, em Ribeira de Fráguas, os Moinhos do Regatinho, em Vilarinho de São Roque e o Moinho Porto de Riba, em Soutelo. Nas visitas, o município oferece um lanche degustação e animação musical com o Grupo de Concertinas da União Desportiva e Cultural de Mouquim. Há também jogos tradicionais.
Para além da visita ao moinho, a APPACDM associa-se às comemorações e dinamiza uma caminhada orientada ao longo do Rio Jardim, numa extensão de aproximadamente 3,5 km.
O município disponibiliza o transporte em todas as visitas, sendo o ponto de encontro na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha.
Rota dos Moinhos: um percurso que conta a história de um município
Aveiro
NO SÁBADO E DOMINGO
Em Aveiro estará aberto ao público, para visitação e demonstração, um único moinho tradicional. Conhecido como a Azenha do Cabeço, em Aradas, o moinho tem visita gratuita e guiada pelo moleiro Duarte Costa, sábado, dia 6, das 15h00 às 18h00.
Mais informações sobre esta iniciativa na Região de Aveiro podem ser conhecidas através de contacto 960 045 054 ou do e-mail (moinhosdeportugal@gmail.com).
A iniciativa estende-se a todo o país. Cada moinho terá um programa de atividades próprio com visitas guiadas, animações, demonstrações, palestras e outras ações de sensibilização. No distrito de Aveiro aderem 14 concelhos (Aveiro, Albergaria-a-Velha, Vagos, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Águeda, Vale de Cambra, Anadia, Arouca, Ílhavo, Mealhada, Estarreja, Sever do Vouga e Castelo de Paiva).
Facebook
Instagram
YouTube
RSS