Sobre o tema “Sons do Centro” a “19ª edição dos Festivais de Outono da Universidade de Aveiro abre uma janela com vista para a extraordinária vida musical da região centro”. Assim, a partir de hoje e até dia 30 de novembro, é possível assistir a eventos protagonizados por músicos nacionais e internacionais, bem como por “jovens talentos locais cujo trabalho é reconhecido em concursos”.
Para além dos Festivais de Outono serem um evento cultural da região, são também “um momento de contemplação e reflexão sobre a presença da Universidade de Aveiro na vida cultural da região centro: contribuições passadas, presentes e futuras e contribuições que assumem múltiplos formatos: professores, intérpretes, compositores, agentes culturais e melómanos”. Este momento surge a partir das contribuições feitas pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DeCA), onde se leciona Música, Design e Novas Tecnologias, e que celebra, este ano, 30 anos de existência.
Nesta edição, foi criado um novo modelo de concertos: “Outono em Família”. Estes foram desenvolvidos com o intuito de oferecer a todos a “possibilidade de assistir a concertos dos Festivais num horário propício às diversas faixas etárias”.
O programa dos Festivais de Outono inclui atividades em Aveiro, Águeda, ílhavo e Oliveira de Azeméis. A Orquestra Filarmonia das Beiras é a responsável pelo concerto de abertura, que terá lugar hoje, às 21h30, no auditório Renato Araújo, na Reitoria da UA. Este concerto contará também com a atuação das solistas Beatriz Cortesão (harpa) e Mafalda Carvalho (flauta), sob a direção do maestro Fernando Marinho.
No próximo dia 30 de novembro, o Teatro Aveirense recebe o concerto de encerramento, às 21h30, onde a Orquestra Filarmonia das Beiras volta a atuar, desta vez com a Orquestra de Sopros do DeCA e o solista Francisco Lourenço (viola d’arco), sob a direção do maestro Luís Carvalho.
Pode consultar o programa completo dos Festivais de Outono aqui.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS