Ao soar das dozes badaladas do dia 1 de janeiro de 2024 Aveiro torna-se “Capital Portuguesa da Cultura 2024”. A contagem decrescente inicia-se pouco antes da meia noite e o pontapé de saída da iniciativa é dado com a festa que acontece entre os renovados espaços do Rossio e da Avenida Dr. Lourenço Peixinho.
Apresentada pelo presidente da autarquia, José Ribau Esteves, e por José Pina, coordenador do Aveiro 2024, o evento tem como mote “O ano como palco. Um cenário infinito”. Segundo Ribau Esteves é “uma aposta da CMA, na divulgação da cultura portuguesa nas suas diversas dimensões. Este evento irá promover a nossa identidade enquanto Povo ligado ao Mar e à Ria de Aveiro, a importância da democracia como pilar fundamental, a sustentabilidade como marca da nossa história – que está intimamente ligada ao mar – e, por fim, a tecnologia como expoente máximo da nossa capacidade de inovação”.
Em apresentação pública foram conhecidos aqueles que serão os momentos-chave e ainda a programação do primeiro trimestre. O programa divide-se em sete áreas: Artes Performativas, Exposições, Cinema, Literatura, Espaço Público, Gastronomia e Pensamento.
O “Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024” inclui ainda “um conjunto de eventos de vários campos artísticos, a serem apresentados nos mais diversos espaços da cidade”, lê-se em comunicado da Câmara Municipal de Aveiro, e também os eventos anuais “e que são pontos altos do Município”. São eles a Feira de Março, o Festival dos Canais, o Festival Dunas São Jacinto e o PRISMA / Art Light Tech. Além disto, a iniciativa estende-se a toda a região uma vez que se incluem na programação “espetáculos dos vários municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro”.
Até ao final de 2024 Aveiro será a cidade cultural de referência no país. Todas as informações podem ser consultadas através do site da iniciativa.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS