Foi resgatada a última das quatro carruagens napolitanas que estavam na Estação do Tua, que serão recuperadas para a Linha do Vouga, no âmbito do projeto dos comboios históricos que percorrem a região de Aveiro desde 2017.
A recuperação das quatro carruagens situadas na Estação do Tua, no concelho de Carrazede de Ansiães, iniciou-se a julho do ano passado a cargo da Unidade de Comboios Históricos da CP, nas oficinas de Contumil, no Porto. Estima-se que a recuperação das composições ronde os 120 mil euros.
Pedro Nuno Santos, Ministro das Infraestruturas e da Habitação, explica que “foram seis meses de um trabalho louvável”, esperando que “a partir de maio estas quatro carruagens históricas estejam a percorrer os carris no percurso turístico da Linha do Vouga”, rematou.
Para o ministro, “este é apenas mais um pequeno grande exemplo do excelente trabalho que a CP tem feito nos últimos tempos para resgatar material histórico que estava abandonado e valorizar o património ferroviário”.
As carruagens napolitanas, produzidas em Nápoles, Itália, entraram ao serviço da CP na década de 1930, nas linhas do Porto, Póvoa de Varzim e, posteriormente, no Tua. Estão estacionadas junto à estação do Tua há praticamente duas décadas, depois de terem sido retiradas do serviço comercial em 2001.
Recorde-se que projeto do Comboio Histórico do Vouga teve início em 2017 com viagens a partir de Aveiro com destino a Macinhata do Vouga, no concelho de Águeda.
O projeto começou por ser feito com três locomotivas a diesel, e dois anos mais tarde, em 2019, ganhou uma nova locomotiva a vapor.
Agora, é a vez de serem introduzidas as quatro novas carruagens napolitanas no percurso turístico.
Fonte da foto: Dinheiro Vivo
Facebook
Instagram
YouTube
RSS