© Facebook Birkenstock
Da Alemanha para Portugal, a famosa marca de calçado Birkenstock prepara-se para investir 15 milhões de euros em Arouca. O objetivo é construir uma nova fábrica e criar cerca de 650 postos de trabalho diretos até 2025.
Após ter adquirido a empresa portuguesa S&CC Portugal, que já operava no setor desde 2003, a Birkenstock vai colocar a nova unidade de produção junto às instalações da marca nacional. A fábrica de 13 mil metros quadrados será instalada na Zona Industrial de São Domingos. De acordo com o município, quando o primeiro edifício da nova fábrica entrar em funcionamento serão demolidas as atuais instalações da S&CC, libertando-se assim espaço para a segunda fase da obra e a construção de um segundo pavilhão industrial. O prazo de conclusão é dezembro de 2024, altura estimada para o arranque da produção.
Margarida Belém, presidente da Câmara Municipal de Arouca, sublinha que “a captação deste investimento direto estrangeiro por parte do grupo económico Birkenstock resulta de vários fatores competitivos do país, da região e do concelho”. A autarquia espera ainda que a vinda da marca para Arouca tenha “impactos diretos e indiretos significativos [para o concelho], como a criação de novos empregos, a fixação de população, a atração de novos residentes e a dinamização de valor acrescentado”, refere à Agência Lusa.
Com este processo, a S&CC Portugal passa a chamar-se Birkenstock Portugal. De Arouca vão sair gáspeas (parte da frente superior do sapato – da biqueira ao peito do pé) diretamente para a futura fábrica de Pasewalk, na Alemanha, onde será produzido o restante sapato.
Depois de em 2022 ter vendido mais de 30 milhões de pares de sapatos em quase 100 países, no ano passado a marca alemã voltou a ser muito falada. A aparição do modelo Arizona no filme “Barbie” fez disparar as vendas da Birkenstock.
Fundada em 1774 por Johann Adam Birkenstock, o negócio começou pela comercialização de palmilhas. Atualmente a fabricante emprega quase 3000 pessoas, colabora com marcas de luxo como a Dior, Valentino ou Givenchy e os seus produtos são vendidos por todo o mundo.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS