Os Censos 2021 colocam Aveiro entre as capitais de distrito com maior crescimento populacional na última década. Vagos, Ílhavo, São João da Madeira e Oliveira do Bairro acompanham esta tendência.
De acordo com os resultados preliminares dos Censos 2021, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), Aveiro é uma das capitais de distrito da região Centro que mais ganhou população, passando de 78.450 residentes em 2011 para 80.880 em 2021.
Só 13 dos 100 municípios do centro ganharam população
Ganharam população mas sempre abaixo dos cinco por cento e quase todos localizados na faixa litoral. Para além de Aveiro, também Ílhavo, Oliveira do Bairro, São João da Madeira e Vagos são municípios que ganharam residentes.
Relativamente a estes dados, Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal, deixou uma nota de preocupação pelo decréscimo demográfico do país, mas admitiu uma grande satisfação por Aveiro apresentar um crescimento tão significativo. “Estou há oito anos na autarquia e temos vindo a dizer que Aveiro atrai cada vez mais pessoas, este dado formal confirma o que temos dito”.
Uns sobem, outros descem
Em sentido contrário está Vale de Cambra, sendo o município da Área Metropolitana do Porto que mais população perdeu desde 2011, passando de 22.864 habitantes para 21.279.
Já o município de São João da Madeira é o que, em termos percentuais, regista o maior crescimento da Área Metropolitana do Porto, apontando uma população de 22.162 pessoas.
Fonte da foto: Portugal Online
Facebook
Instagram
YouTube
RSS