• Secções
    • Sociedade
    • Economia
    • Turismo
    • Inovação
    • Desporto
    • Cultura
    • Lifestyle
    • Motores
    • Opinião
  • Litoral Awards
    • Litoral Awards 2019
    • Litoral Awards 2018
    • Litoral Awards 2017
    • Litoral Awards 2016
    • Litoral Awards 2015
    • Litoral Awards 2014
  • Arquivo
  • Comunique Connosco
  • A Revista
    • Conceito
    • Ficha Técnica
    • Contactos
Litoral Magazine
  • Secções
    • Sociedade
    • Atualidade
    • Economia
    • Turismo
    • Inovação
    • Desporto
    • Cultura
    • Lifestyle
    • Motores
    • Opinião
  • Litoral Awards
    • Litoral Awards 2019
    • Litoral Awards 2018
    • Litoral Awards 2017
    • Litoral Awards 2016
    • Litoral Awards 2015
    • Litoral Awards 2014
  • Arquivo
  • Comunique Connosco
  • Revista
    • Conceito
    • Ficha Técnica
    • Estatuto Editorial
    • Contactos
  • Facebook

  • Instagram

  • YouTube

  • RSS

PUB
PUB
Sociedade

Igreja das Barrocas reabre após profunda reabilitação

Igreja das Barrocas reabre após profunda reabilitação
Litoral Magazine
27 Julho, 2021

A Igreja foi sujeita a obras num valor de 132.000 euros, cujo principal objetivo era solucionar problemas de infiltrações. Reabrirá na próxima quinta-feira, à noite, com um concerto do Coral Vera Cruz.

A Câmara de Aveiro anunciou que a Igreja das Barrocas voltará a reabrir esta quinta-feira, após ter sido sujeita, desde outubro do ano passado, a obras de recuperação. O momento de reabertura será assinalado com um concerto do Coral Vera Cruz, a ter início pelas 21 horas. Desenvolvidos numa parceria entre a Câmara e a Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), os trabalhos, que totalizaram 132.000 euros, incluíram a reparação da cobertura, rebocos interiores, madeiras das portas e caixilharias, bem como a introdução de um sistema de ventilação natural.  

De acordo com a CMA, tratou-se de uma obra “de profunda reabilitação, principalmente ao nível de patologias”, no âmbito de um protocolo com a DRCC, que realizou o projeto e comparticipou a obra em 25.000 euros. Segundo o autarca, as patologias verificadas no edifício derivavam de infiltrações. No telhado, foram mudadas das caleiras que estavam muito danificadas; e foram também, requalificadas as caixilharias de madeira.

A operação mais complexa desta obra foi, afirma o edil aveirense, a colocação de um pináculo no topo do edifício “que tinha caído há uns anos”. Procedeu-se, ainda, à pintura interior e exterior do edifício, bem como das portas. Fica deste modo, a concluir a qualificação da fachada e o tratamento das talhas douradas e altares, que de acordo com Ribau Esteves será “outra operação, que ficará a caro da DRCC”.

“Este foi um compromisso que assumi com a Paróquia da Vera Cruz e o padre João Alves e está a obra feira, com um excelente empreiteiro, e pronta para ser entregue à paróquia, para que possa continuar com o culto regular”, congratula-se.

A Igreja das Barrocas é um dos monumentos da cidade menos conhecidos do público onde ainda eram visíveis os problemas de uma inundação poucos anos após o seu restauro.

Fonte da Foto: Diário de Leiria

Tópicos RelacionadosCâmara Municipal de Aveiro (CMA)Igreja das BarrocasCoral Vera CruzDireção Regional de Cultura do Centro (DRCC)
Sociedade
27 Julho, 2021
Litoral Magazine
Tópicos RelacionadosCâmara Municipal de Aveiro (CMA)Igreja das BarrocasCoral Vera CruzDireção Regional de Cultura do Centro (DRCC)
PUB
PUB

Mais em Sociedade

LM Web 951x480 1

Desafiado aos 22 anos de profissão, Adriano Carreira fala com a Litoral Magazine

Litoral Magazine2 Junho, 2023
Mais
LM jardim

Águeda celebra 50.º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente com 50 atividades

Litoral Magazine2 Junho, 2023
Mais
LM Web TEASER

O outro lado do Dr. Adriano Carreira, brevemente na Litoral Magazine

Litoral Magazine26 Maio, 2023
Mais
044A9764

IRBAL entrega 21 novos aparelhos respiratórios aos Bombeiros Velhos de Aveiro

Litoral Magazine26 Maio, 2023
Mais
W22 5517 ED

Arcada Group: uma marca aveirense que conquistou Portugal

Litoral Magazine19 Maio, 2023
Mais
Foto capa

Imaginarius reúne 380 artistas do mundo durante quatro dias

Litoral Magazine19 Maio, 2023
Mais
noticia lm op3

Já é conhecido o cartaz da Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada

Litoral Magazine11 Maio, 2023
Mais
manuelfirmino 2 1 1024 2500

O Aveiro Craft Beer Fest está de volta!

Litoral Magazine5 Maio, 2023
Mais
01 ave 7c8cdc6fc2

Aveiro inspira Nutella para nova campanha

Litoral Magazine28 Abril, 2023
Mais
Veja Mais
Clique

A Revista

A Litoral Magazine é uma revista on-line semanal, de carácter generalista e dirigida a um público que pretende estar informado sobre os mais relevantes acontecimentos da Região Litoral do Baixo-Vouga.

A revista rege-se pelos princípios do jornalismo e tem como missão ser uma referência na comunidade em que está inserida, por mostrar o que de melhor existe e se faz na região, no país e no mundo.

Contacto

Rua Senhora do Álamo, 32, 1º andar
3800-340 Aveiro, Portugal
Tlf. +351 234 285 738
«Chamada para a rede fixa nacional»

info@litoralmagazine.com

© 2021 Litoral Magazine | Created: Invisual.pt Política de Privacidade Termos e Condições Newsletter +

Associação BioLiving vai organizar um campo de voluntariado internacional em Albergaria-a-Velha
Aveiro entre as cidades que viram a sua população aumentar
Comunique Connosco

Para envio de press-releases, notas editoriais, informações de agenda, sugestões ou compra de espaço publicitário preencha por favor este formulário.









    Aceito os termos de política e privacidade*

     
     

    Inscreva-se na nossa Newsletter.

    Litoral Magazine

    Leia a edição deste mês da Litoral Magazine especial Litoral Awards.

    Nas bancas dia 8 de dezembro.

     

     

    Descarregue aqui

    Pode também ler os artigos online, aqui.