A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) anunciou, no dia 5 de maio, que a cidade vai ter “o novo hospital de que tanto necessita”. Para tal, considera a aprovação do Governo urgente para que o processo avance em 2021 e esteja concretizado em 2023.
José Ribau Esteves, presidente da CMA, afirma na página oficial da autarquia que, nesta operação de combate à Covid-19, está a ser intensificado o trabalho que visa a concretização da obra de ampliação do Hospital de Aveiro com Unidade de Ambulatório e Centro Académico Clínico e de qualificação profunda das atuais instalações. A ampliação do hospital deverá ser feita para os terrenos dos antigos armazéns da Câmara e do antigo Estádio Mário Duarte.
O autarca salienta, ainda, que “o trabalho de verdadeira e ativa equipa que temos realizado no Combate ao Covid-19, com muito bons resultados, entre a CMA, o CHBV, a UA, a CIRA e o ACeS-BV, veio demonstrar ainda com mais evidência que temos capacidades relevantes em termos Institucionais e de Recursos Humanos, e que temos de ter um Hospital de Aveiro e também na Região de Aveiro (Aveiro + Águeda + Estarreja) que tenha as devidas e modernas condições físicas e de equipamento que merecemos e exigimos, ao serviços dos Cidadãos que aqui residem, trabalham ou passam tempos de turismo e de cultura”.
O futuro Centro Académico Clínico foi acordado no memorando “Mais Conhecimento Melhor Saúde em Aveiro”, celebrado entre a Universidade de Aveiro, a Câmara Municipal e o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, com o envolvimento também da Universidade Nova de Lisboa e da Administração Regional de Saúde do Centro.
Pode ler-se ainda que o presidente conta com “compromissos assumidos pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e pelas Autoridades de Gestão dos Fundos Comunitários” para a concretização do previsto no comunicado.
A ampliação e qualificação deste hospital é a operação especial mencionada na Fase 2 do ‘Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica’ (PAAASE), lançado no dia 7 de abril pela CMA. Para além desta operação, o programa apresenta 34 medidas de apoio integradas em onze áreas de atuação, tendo uma verba de dois milhões de euros.
Consulte o programa completo aqui.
Fonte da foto: Ventura + Partners
Facebook
Instagram
YouTube
RSS