Cada vez mais, as cascatas são locais de passagem obrigatória. A água a cair nas rochas é o único barulho que se ouve nestes paraísos naturais.
Foram criadas pela natureza e estão escondidas no final de trilhos que exigem algum esforço e ousadia, mas que a contemplação justifica. Conheça as cascatas mais bonitas da região de Aveiro.
CASCATA DA CABREIA
Silva Escura, Sever do Vouga
Esta cascata tem mais de 25 metros de altura e as águas são provenientes do rio Mau. Até chegar à queda de água passe por caminhos selvagens, aviste velhos moinhos, atravesse pontes e almoce em mesas de pedra, podendo fazer grelhados nas churrasqueiras existentes.
Como chegar?
CASCATA DA FÍLVEDA
Silva Escura, Sever do Vouga
Sucessivas quedas de água, num total de 40 metros, perfazem esta cascata também conhecida por Cascata da Frágua da Pena. Para chegar a esta cascata percorra um caminho estreito e irregular, com cerca de 100 metros até chegar a uma escadaria com 70 degraus, a qual acompanha, lado a lado, as quedas de água desde o topo até à base.
CASCATAS DO GRESSO
Sever do Vouga
O Gresso é um rio estreito que nasce no cimo da serra do Arestal e desagua no Vouga, percorrendo pouco mais de sete quilómetros, com um desnível de quase 800 metros. Ao longo deste rio há duas cascatas que se destacam. Uma abaixo de Sanfins (freguesia de Rocas de Vouga, concelho de Sever do Vouga) e a outra a montante da ponte entre Sanfins e Mouta (freguesia de Couto de Esteves, no mesmo concelho). Ambas de uma beleza rara, mas aparentemente sem nome. Descubra-as! É bem possível que as tenha só para si.
Como chegar?
CASCATA DA FRECHA MIZARELA
Arouca
Situada na Serra da Freita, próxima da povoação de Albergaria da Serra, concelho de Arouca. A Cascata da Frecha Mizarela ou, simplesmente, Frecha da Mizarela, galga o rochedo granítico que lhe serve de leito e desagua no rio Caima com uma queda de 75 metros. É a maior cascata de Portugal continental e uma das mais altas da Europa.
Como chegar?
CASCATA DO POÇO DO LINHO
Ribeira de Paraduça, Vale de Cambra
Com cerca de oito metros de desnível, a Cascata do Poço do Linho é secundada por outras quedas de água de menor dimensão que vão desaguar no rio Teixeira. Para além de repousar neste habitat natural também pode realizar o percurso pedestre ‘Varandas da Felgueira’ ou a ‘Rota dos Moinhos de Paraduça’.
CURIOSIDADE – O nome desta cascata remonta aos tempos antigos em que as mulheres lavavam o linho no poço que se forma entre as rochas existentes.
Como chegar?
CASCATA VALE DE ÉGUA
Águeda
Situa-se numa zona onde o rio Alfusqueiro estabelece a fronteira entre a freguesia de Talhadas, no concelho de Sever do Vouga, e a povoação de Vale de Égua, na União de Freguesias do Préstimo e Macieira de Alcoba, concelho de Águeda. Para ir ao encontro desta cascata deve seguir o rio, porque não existem trilhos ou caminhos assinalados.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS