Os Passadiços do Paiva, em Arouca, reabrem ao público no próximo dia 25 de maio, mas com novas medidas.
A Câmara Municipal de Arouca pretende “garantir o maior distanciamento social entre os visitantes da estrutura”, cujo horário prevê, agora, que a última entrada no percurso se verifique às 17 horas. A lotação máxima permitida passará de duas mil para 600 pessoas.
Segundo noticia o jornal Público, à entrada nos passadiços, os “visitantes vão ter de autorizar a medição da sua temperatura corporal, proceder à higienização das mãos e evitar o contacto com os corrimões que se encontram ao longo do percurso”. Para além disto, o uso de máscaras está recomendado em três situações: “aquando da validação dos bilhetes à entrada e saída dos passadiços, no acesso às instalações sanitárias e em caso de eventual interação com terceiros”.
O acesso ao local só se fará mediante compra prévia do bilhete online ou na Loja Interativa de Turismo, deixando de estar disponível a aquisição nos próprios pórticos de acesso ao trajeto. Os clientes de operadores turísticos do município continuarão a ser privilegiados em caso de lotação esgotada, uma vez que esses estabelecimentos manterão a sua reserva própria de bilhetes para quem já estiver a usufruir dos seus serviços.
A autarquia apela para que a estrutura não seja visitada por cidadãos que estejam “doentes, em contacto com pessoas diagnosticadas com covid-19 ou que residam ou trabalhem em áreas onde a transmissão comunitária do vírus tenha estado ativa nos últimos 14 dias”.
Quanto à conclusão da maior ponte pedonal suspensa do mundo, designada por ‘Arouca 516’, está prevista para junho. Esta estrutura pedonal, que liga as duas margens do rio Paiva na zona da Garganta do Paiva, possui 516 metros de comprimento com a largura útil do tabuleiro de 1,20 metros e fica suspensa a 175 metros do rio Paiva.
Margarida Belém, presidente da Câmara Municipal de Arouca, adianta à Agência Lusa que a ponte se encontra “em fase final de construção e está a ser concluída a montagem dos tabuleiros. As próximas etapas incluem a realização de testes ao funcionamento do serviço e a estabilização do seu modelo de operação”.
Fonte da foto: Passadiços do Paiva
Facebook
Instagram
YouTube
RSS