A famosa chocolataria Portuense veio adoçar a cidade do sal. O segredo mais bem guardado dos mestres chocolateiros chegou à Rua Dr. Alberto Souto, nº 45.
“Come chocolates, pequena/ Come Chocolates!/ Olha que não há mais metafísica no mundo senão os chocolates”.
Desde 1933, data da fundação da Chocolataria Arcádia, que os Portuenses sabem melhor que ninguém de que falava Fernando Pessoa, no poema “Tabacaria”. Agora chegou a vez de os Aveirenses provarem as tão famosas línguas de gato, os deliciosos bombons, o chocolate sortido, e um conjunto de receitas de fabrico artesanal com mais de oitenta anos de história. “A loja em Aveiro comercializa todos os produtos Arcádia. Trata-se de uma variedade muito alargada”, explica Ana Maria Ferreira, responsável pelo espaço, que juntamente com a sua sócia, Lilia Costa, decidiram iniciar este projeto. “A ideia de abrir uma loja Arcádia já nos acompanhava há algum tempo. Aveiro surge pela empatia que eu e a minha sócia temos com a cidade, e pelo facto de não existir oferta idêntica aqui”.
A Arcádia – fábrica de confeitaria artesanal que pertence à família Bastos desde a sua fundação – mantém a tradição nas suas receitas e processos de fabrico, onde apenas são utilizados produtos naturais selecionados. Na opinião de Ana Maria Ferreira este é o segredo da qualidade dos chocolates, “o método de produção artesanal, assim como a recolha dos melhores ingredientes, o que permite um resultado final de excelência”.
Há cerca de um ano em Aveiro, no interior da vitrina vêem-se flores, folhas e corações de chocolate. Bombons de mentol, trufas ou brigadeiros. Chocolates com recheio de caramelo, amêndoa ralada, nozes ou passas.
O sortido tradicional da Arcádia, uma caixa de bombons de vários formatos, e as Línguas de Gato de chocolate, são os produtos mais procurados, assim como os bombons com recheio de Vinho do Porto, Whisky ou Aguardente.
As embalagens são finas e bonitas. Há uma caixa vintage que contém sardinhas de chocolate de leite, uma embalagem colorida de frutas desidratadas (maçã, morango e ananás), caixas para crianças, com chocolates em forma de carros, ursos e bonecos ou caixas decoradas com referências históricas das cidades do Porto, Lisboa, Braga ou Guimarães.
Na loja encontram-se ainda as “Gift Packs”, embalagens de oferta compostas por chocolates e por uma das seguintes bebidas: cerveja Super Bock, Vinho do Porto Cálem e Kopke, vinho Moscatel, aguardente Adega Velha e whisky Balvenie. Existem ainda caixas personalizadas para os adeptos do Benfica, do Porto ou do Sporting.
E nas épocas festivas, como a Páscoa e o Natal, a Arcádia oferece uma gama de produtos especiais. As drageias, por exemplo, têm um processo de fabrico lento, pelo que se exige que se produzam continuamente, para posterior comercialização na Páscoa. São as funcionárias mais antigas que, ao longo do ano, com muita arte e minúcia decoram as populares amêndoas de licor, de vários tamanhos e formas.
No Natal, “há lindíssimas bolas de pepitas de chocolate e a possibilidade dos clientes encomendarem Bolo Rei”, revela Ana Maria Ferreira. “A pastelaria da Arcádia é de ótima qualidade. Existe uma grande variedade de bolos e biscoitos maravilhosos. Uma alternativa de oferta para quem não é apreciador de chocolate”, diz.
A Arcádia disponibiliza igualmente um modelo de compra adaptado às preferências ou necessidades dos seus clientes, ao criar embalagens personalizadas para empresas ou particulares. As empresas podem associar às embalagens o seu logótipo, assim como os particulares podem, em cerimónias especiais, associar a data ou o nome dos intervenientes. “São situações que tem de ser previamente orçamentadas, em função da quantidade pretendida e com a devida antecedência”, informa a responsável.
Outra das particularidades desta chocolataria é o “Tasting Experience”, que consiste numa prova de vários bombons, e na possibilidade de visitar a fábrica onde são produzidos. Esta visita decorre na sede da empresa, localizada na Rua do Almada, na Baixa do Porto. Na loja de Aveiro, existe a possibilidade de fazer uma prova de bombons para grupos pequenos, mediante agendamento prévio. A prova é acompanhada por um cálice de Vinho do Porto – oferta que também existe de forma individualizada, ou seja, qualquer pessoa pode visitar a loja Arcádia, em Aveiro, e provar um bombom acompanhado por um Porto.
A Arcádia tem ainda disponível Línguas de Gato de chocolate negro e de leite sem açúcar adicionado, assim como a ficha técnica dos seus produtos, para que todos possam comer sem culpa.
Fonte da Foto: Litoral Magazine Edição nº53 Agosto 2016
Facebook
Instagram
YouTube
RSS